Categories: Notícias

Gestores do sistema penitenciário poderão ser convocados na Comissão de Direitos Humanos da Câmara para esclarecer tortura de preso

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas
[elementor-template id="1541731"]

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


A vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Federal, deputada Antônia Lúcia (PSC-AC) visitou nesta quinta-feira (1o), o presos W.F.S., 28, que denunciou que teria torturado e espancado por agentes penitenciários há cerca de três meses no presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves. O presidiário teria perdido a visão e estaria tetraplégico após o ocorrido.


Antônia Lúcia encaminhou um ofício pedindo do ministro da Justiça urgência nas investigações. A parlamentar acreana pede ainda a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, que solicite a remoção imediata de W.F.S. para o hospital Sara Kubitschek, em Brasília. Os gestores da área de segurança do Acre poderão ter que prestar esclarecimentos na CDH, em Brasília.

Anúncios


“Encaminhei à Comissão de Direitos Humanos, um pedido de convocação do secretário de segurança, Reni Graebner, do diretor da Iapen , Dirceu Augusto, do diretor do presídio e do secretário de Direitos Humanos, Nilson Mourão, para que prestem depoimentos na Comissão e esclareçam mais este episódio de violação de direitos nas unidades prisionais do Acre”, diz Antônia Lúcia.


A deputada informa ainda, que denunciou o caso ao Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e ao procurador geral da República, Roberto Gurgel. “Apresentei a denúncia também à Comissão Internacional de Direitos Humanos. A prisão é um local para o detento cumprir pena pelo seu erro. O Estado precisa ser responsabilizado pela ingerência de seus gestores”, enfatiza Antônia Lúcia.


O diretor do Iapen, Dirceu Augusto afirmou em entrevista coletiva que o preso não teria sido torturado. De acordo com Dirceu, W.F.S. sofreu um Acidente Vascular Cerebral. Ele destacou ainda, que acredita na inocência dos agentes penitenciários e relatou que o presos em questão teria feito denúncia semelhante, quando cumpria pena em Rondônia.


 


 


 


 


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024

Bolasie decide, e Criciúma bate o Juventude pelo Campeonato Brasileiro

Em um jogo bem disputado no Alfredo Jaconi, o Criciúma venceu o Juventude por 2…

27/07/2024

Pecuarista Macarrão é lançado candidato à prefeitura de Manoel Urbano

Ao som de fogos e veículos enfileirados no antigo prédio da Assembleia de Deus na…

27/07/2024

Vídeo: Datena é confirmado candidato do PSDB e xinga opositores

José Luiz Datena, apresentador e candidato à Prefeitura de São Paulo, enfrentou protestos durante a…

27/07/2024