Categories: Acre

Fazendinha que reúne amostras dos principais projetos de produção do governo de Sebastião Viana é um dos espaços mais visitados da Expoacre 2013

Published by
Venicios
[elementor-template id="1541731"]

Luciano Tavares – da redação de ac24horas
lucianotavares.acre@gmail.com


A Fazendinha é um dos espaços mais visitados da Expoacre. No local, o governo reuniu as principais experiências do setor produtivo da administração de Sebastião Viana: a suinocultura, a ovinocultura, a piscicultura e a agricultura familiar.



No espaço da agricultura familiar, os produtores comercializam frutas como a banana e o abacaxi, e verduras como tomate, cebola, cheiro verde e couve. Tudo produzido no Acre.

Anúncios


A feira começa a funcionar pela manhã. Ela inicia às 6h e vai até as 12h, e depois volta a funcionar durante a noite.


“Já consegui vender um doze abacaxi domingo e ontem uns seis. Até que ta dando, mas tomara que melhore”, diz o feirante Ramiro da Silva, de Tarauacá, que cuida da banca do abacaxi.



Na entrada da Fazendinha, o visitante é recepcionado pelo projeto de ovinocultura do governo do Acre. Num galpão montado pela Secretaria de Agricultura e Pecuária ficam os caprinos e ovinos, uma aposta econômica do governo de Sebastião Viana para 392 criadores de municípios como Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Senador Guiomard, Acrelândia e todo o resto do Alto e Baixo Acre.


Segundo a Secretaria de Produção e Agricultura Familiar foram entregues até setembro do ano passado 5.100 mil caprinos e ovinos em todo o Acre.


Há questionamentos de que vários desses animais morreram por falta de cuidado e habilidade do criador, mas o governo garante por outro lado que houve produtores que receberam 13 animais e hoje tem 40.


Mais adiante fica o espaço reservado para a piscicultura, o tema mais propalado entre os projetos de produção e industrialização do governo do Acre.



No espaço há experiências de espécies como o Tambaqui e o Pirarucu, criados em tanques. Há ainda amostras e comercialização do filé do Tambaqui, feitos pela Cooperativa de Piscicultores do Bujari.


Para fortalecer o setor do peixe, o governo constrói o Complexo de Piscicultura, que fica no KM-34, da BR-364, sentido Rio Branco/Porto Velho. De acordo com o governo o Complexo do Peixe terá um laboratório de alevinos, fábrica de ração e frigorífico.


Só surubins serão produzidos 10 milhões por ano, além de 300 mil alevinos de pirarucu.


Sem falar ainda, que o governo quer entregar até o fim do ano 5 mil tanques em todo o estado.


Bastante visitado pelo público, o espaço da suinocultura também chama atenção. A cadeia é a mais nova aposta do governo do Acre para os criadores de animais, especialmente, nas regiões de Brasileia e Epitaciolândia, onde o governo pretende construir 55 galpões de engorda.


Share
Published by
Venicios

Recent Posts

Jovem entra em coma após acidente de moto em Brasileia

Um grave acidente de trânsito foi registrado neste sábado, 27, no Km 17 da estrada…

27/07/2024

Borré marca no fim, e Inter arranca empate com o Bahia

Em partida válida pela 20ª rodada do Brasileirão, a primeira do returno, Bahia e Internacional…

27/07/2024

Palmeiras poupa de olho no Flamengo, é derrotado pelo Vitória e ouve vaias

O Vitória superou o Palmeiras por 2 a 0 no Allianz Parque, neste sábado (27),…

27/07/2024

Bolasie decide, e Criciúma bate o Juventude pelo Campeonato Brasileiro

Em um jogo bem disputado no Alfredo Jaconi, o Criciúma venceu o Juventude por 2…

27/07/2024

Pecuarista Macarrão é lançado candidato à prefeitura de Manoel Urbano

Ao som de fogos e veículos enfileirados no antigo prédio da Assembleia de Deus na…

27/07/2024

Vídeo: Datena é confirmado candidato do PSDB e xinga opositores

José Luiz Datena, apresentador e candidato à Prefeitura de São Paulo, enfrentou protestos durante a…

27/07/2024