Categories: Acre

Governo continua sem garantir reajuste e exige volta dos professores para sala de aula

Published by
Roberto Vaz

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
carioca.ac24horas@gmail.com


Os trabalhadores em educação em Rio Branco devem se reunir nesta segunda-feira (22) para analisar o que já foi amplamente debatido: a falta de dinheiro para o setor. O ac24horas teve acesso à resposta do secretário Daniel Zen para os sindicatos, documento em que o secretário fala dos desdobramentos da crise financeira de 2012 e da instabilidade das receitas tributárias do Estado do Acre. No ofício, Zen não acrescentou nada além de reiterar a impossibilidade de comprometer-se com qualquer percentual de reajuste para este ano.


Pior, para 2014, o secretário deixa claro que as negociações em novembro, tem perspectivas de operar avanços, a medida que o comportamento das receitas confira segurança quanto as projeções para o orçamento.


Zen afirma que com relação a reposição salarial mais ganho real de 15%, a impossibilidade de se comprometer com qualquer percentual não se trata de decisão política, “mas de uma limitação econômica”.


Mas nem tudo é negativo. O governo se compromete com três pontos importantes: o primeiro é da progressão funcional (puladinha de letra). Tal proposta seria enviada para aprovação da assembleia legislativa ainda em 2013; o segundoé a e equiparação salarial dos professores provisórios do quadro efetivo que aconteceria em maio de 2014. Com o aceite, os vencimentos dos professores provisórios passariam a corresponder a 90% do valor do vencimento do professor efetivo em início de carreira. Atualmente esse valor corresponde a 75%. A última trata do reenquadramento que também passaria a valer a partir de maio de 2014.


Para 2013, o governo se compromete em realizar concurso público para 3.500 vagas, sendo 2.500 para professores e 1.000 vagas para servidores não docentes. Ainda é compromisso a aplicação da nova estrutura de carreira e tabela salarial para professores e servidores não docentes contemplando progressões e promoções funcionais no mês de maio de 2014.


Por último, o secretário Daniel Zen afirma que pactua com todas as propostas caso os professores retornem para as salas de aulas.


 


 


 


 


 


 


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Professores são os pilares de qualquer sistema educacional”, diz Socorro Neri

“O futuro passa pelos professores que são os pilares de qualquer sistema educacional, e não…

22/05/2024

Latam e igreja de Rio Branco arrecadam doações para o Rio Grande do Sul

A tragédia sem precedentes no Rio Grande do Sul tem provocado uma onda de solidariedade…

22/05/2024

Vereador cobra fiscalização contra desperdício de água em Rio Branco

Durante a sessão da Câmara Municipal de Rio Branco nesta quarta-feira, 22, o vereador Célio…

22/05/2024

Jornalista da Globo chora com caso de abuso infantil por marido de cantora gospel

Patricia Fazan foi às lágrimas ao vivo no Encontro com Patrícia Poeta desta quarta (22).…

22/05/2024

Por dívida de R$ 1 milhão, Justiça determina penhora de cachês de Belo

A Justiça de São Paulo determinou que Belo deve ter seus novos pagamentos e cachês…

22/05/2024