Categorias: Acre

TCE suspende a contratação provisória de agentes comunitários em Assis Brasil

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiram na manhã desta quinta-feira (18) suspender concurso público simplificado para a contratação de 18 agentes comunitários pela prefeitura de Assis Brasil. A medida cautelar, a primeira da Corte de Contas, teve por base a denúncia encaminhada pelas vereadoras Antônia Alves Pereira Cavalcante e Ivelina Marques de Araújo Souza.


Segundo o processo, não há base legal para a contratação temporária, porque não existe surtos endêmicos. Também não existe lei específica no município, porque houve o veto ao projeto de lei que pedia a regulamentação para a criação dos cargos.


Mesmo sem autorização da Câmara de Vereadores, o prefeito Humberto Gonçalves Filho publicou edital, realizou o processo seletivo e a convocação dos candidatos selecionados.


Como a irregularidade foi detectada, os conselheiros votaram pela suspensão dos editais que divulgaram o certame e que realizou a convocação dos aprovados. A determinação ainda manda afastar os trabalhadores contratados irregularmente.


O prefeito e a secretária de saúde municipal, Maria Cosma Souza da Silva e Silva, foram citados para prestar em cinco dias explicações ao TCE sobre os problemas detectados. Caso a decisão não seja cumprida, os gestores terão que pagar uma multa diária de R$ 714.


 


 


 


Compartilhe
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas