Categories: Destaque esquerdo

Questionamentos da sociedade fez o Congresso melhor, diz Jorge Viana

Published by
Venicios

Em pronunciamento na tarde desta terça-feira, o senador Jorge Viana (PT) destacou a importância dos trabalhos legislativos do primeiro semestre em atendimento às manifestações das ruas, garantindo que fossem colocados na pauta do Congresso Nacional projetos importantes para o desenvolvimento do país. Ele disse que os questionamentos da sociedade cobrando tudo e todos, inclusive o trabalho dos parlamentares, fez o Congresso melhor.


Para o senador acreano, todos os líderes de instituições, em especial a presidenta Dilma, a partir das reivindicações das ruas procuraram dar uma resposta a essas reivindicações. “Nós, que desde o começo do ano  tínhamos tentado estabelecer uma pauta administrativa, que estava sendo executada, fomos pautados de fora para dentro.”


O mais importante, segundo Viana é que o Senado incorporou o chamamento da sociedade, que veio escrito nas cartolinas que pode ser traduzido na busca de todos por um país melhor. “Ninguém quer meia cidadania, aliás, não existe meia cidadania; o que se quer é cidadania plena. Aqueles que alcançaram o emprego querem uma condição melhor de vida nas cidades, até para ir e vir do emprego, aqueles que acessaram a universidade, um curso técnico; aqueles que começaram a adquirir alguns bens para sua família, querem também uma cidade melhor, um serviço de saúde melhor, querem uma educação que realmente garanta um futuro para nossas crianças e jovens”, disse.


Jorge Viana também leu em plenário um editorial do Jornal Valor Econômico  sobre a agilidade na votação de projetos que raras vezes foi vista no Congresso. “E é importante quando o editorial do Valor Econômico de hoje se refere ao nosso ativismo parlamentar. Nós votamos projetos de extrema importância para o país, que talvez não teriam entrado na pauta deste semestre, não fosse a pressão popular”. Outro documento lido em plenário foi o artigo do ex-presidente Lula no New York Times sobre os movimentos  populares de junho e que chacoalharam o Brasil, que acordaram as instituições, que pautaram as instituições, os Governos, as Prefeituras e o próprio movimento social.


“O Presidente Lula descreve com muita propriedade o que está ocorrendo hoje no Brasil ao dizer que parece mais fácil explicar movimentos como esse quando ocorrem em países não democráticos, como o Egito ou a Tunísia, em 2011, ou em países que vivem crises profundas, como a Espanha e Grécia, com a metade da juventude desempregada. Essas manifestações são em grande parte o resultado do sucesso social, econômico e político, tanto do Governo dele como o da Presidenta Dilma, quer dizer, é um sucesso do Brasil, graças a essa inserção social”, disse Jorge Viana. No artigo Lula lembra que o Brasil dobrou o número de faculdades, o número de jovens incluídos  e que é essa nova classe média que quer mais qualidade de vida, que quer mais participação na vida política do País.


Share
Published by
Venicios

Recent Posts

Ana Maria Braga comete gafe com personagem trans da novela ‘Renascer’: ‘Ela ou ele?’

Na manhã desta terça-feira, 28, Ana Maria Braga cometeu uma verdadeira gafe em seu programa…

28/05/2024

Viih Tube segue de repouso após sofrer descolamento de placenta e sangramento

Viih Tube segue de repouso após ter sofrido descolamento de placenta e sangramento. Ela está…

28/05/2024

Combate à lagarta mandarová da mandioca ganha R$ 500 mil de emenda de Petecão

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) destinou emenda de R$ 500 mil para a realização do…

28/05/2024

Ulysses apresenta moção de aplausos por atuação do Corpo de Bombeiros do Acre no RS

O deputado Coronel Ulysses (União–AC) apresentou ontem (27) requerimento à Comissão de Segurança Pública e…

28/05/2024

Receita desmente fake news sobre atualização de ativos no exterior

Os contribuintes que informarem voluntariamente os bens e direitos no exterior até a próxima sexta-feira…

28/05/2024

Inscrições no casamento coletivo de Epitaciolândia encerram nesta quarta (29)

As inscrições para habilitação do casamento coletivo em Epitaciolândia encerram nesta quarta-feira, 29, e os…

28/05/2024