Pacientes com indicação de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) foram atendidos no último fim de semana em Feijó, onde o Programa Saúde Itinerante realizou mais um mutirão de cirurgias. Foram realizados 30 procedimentos cirúrgicos: sete cirurgias de vesículas, 17 de hérnia, cinco postectomias (fimose) e uma cesariana de urgência.
Uma das pessoas atendidas foi foi Thiago da Silva, 10 anos, morador numa localidade distante cerca de uma hora de barco mais três horas a pé da cidade de Feijó. Ele aguardava há três meses a cirurgia de fimose. “Estou muito feliz em poder realizar essa cirurgia aqui na minha cidade, sem ter que viajar. Tenho mais quatro irmãos e ia ser muito difícil minha mãe deixá-los por minha causa”, disse o menino.
Para o cirurgião e diretor-geral do Hospital das Clínicas, Yotaro Suzuky, é uma satisfação atender as pessoas em sua própria localidade, sem que seja preciso que os pacientes se desloquem a outros municípios para receber atendimento. “Vamos nos esforçar para cumprir a meta de zerar a fila do TFD até março do ano que vem”, ressaltou.
Da redação ac24horas
Com informações da Agência de Notícias do Acre