Menu

Perdendo valores

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um dos principais postulados do PT era sua disciplina partidária, a coesão interna. Isso o diferia da oposição. Agora se nivelou por baixo. É só observar o que ocorreu essa semana na Aleac: o deputado Jonas Lima (PT) foi o maior crítico do governo. Atacou e apontou falhas na Saúde, no SEAPROF, assinou a PEC que acaba com a pensão de ex-governadores, tudo dito em tom duro.


Confronto aberto
Atacou também o governo por não dar reajuste salarial aos professores, um percentual à Defensoria Pública, e prometeu denunciar a falência do programa do coco em Mâncio Lima.


Não faria melhor
Nem o deputado Rocha (PSDB), no ápice da sua ferocidade, faria melhor contra o governo.


Bezerro chorão
Sobre a nova postura do deputado Jonas Lima (PT), eu ouvi ontem de um dirigente do PT: “foi quem mais se beneficiou do governo, é igual bezerro chorão, mamando e berrando por mais”.


Semana atribulada
Foi uma semana atribulada para o PT. Perdeu o domínio da base do governo na Aleac, numa rebeldia capitaneada  pelos deputados Moisés Diniz (PCdoB) e Jonas Lima (PT).


Porteira aberta
Foi como uma porteira aberta, onde passa um boi passa boiada. A assinatura da PEC do fim das pensões de ex-governadores por onze deputados da FPA representa bem essa revolta.


Fogo com gasolina
E para completar, o movimento pegou o governo num momento fragilizado, pressionado por uma greve por salários, sem caixa para atender, e estocados por aliados antigos (sic) na Aleac.


Plena confirmação
O blog teve ontem a confirmação vinda de uma figura expressiva do PCdoB: seus principais dirigentes sabiam de antemão da posição que o deputado Moisés Diniz (PCdoB) tomaria.


O que a coluna publicou
Aconteceu o que o blog antecipou no início da semana que, o governo não daria reajuste salarial aos professores, por um motivo prático: não tem caixa para bancar o pagamento.


Sempre me lembra
Essa negociação com professores sempre me lembra um episódio na reta final do governo Romildo Magalhães, quando deu um aumento sem ter como pagar e atrasou os salários.


Regra imoral
Tudo indica que a próxima campanha será com as regras atuais. Continuarão as coligações proporcionais e teremos deputados com menos votos eleitos e quem teve mais votos fora.


Há muito tempo
Por isso que há muito tempo a eleição no Brasil deixou de ser algo sério e como resultado uma safra de políticos da pior qualidade no Congresso, Câmaras Municipais e Assembléias.


Em alta popular
Numa pergunta de 1 a 10 para se dar uma nota à gestão do prefeito Marcus Alexandre, em pesquisa fechada essa semana a ser publicada hoje, ele ficou com 7,3 na média de aprovação.


Instituto confiável
E a pesquisa foi feita pela DELTA, extremamente confiável, e não por aqueles institutos que davam 80% de aprovação a tudo que era gestor do PT nas pesquisas que realizavam.


Reflexos políticos
Na pesquisa ficou comprovado ainda que o Caso G-7 trouxe sérias reflexões políticas ao PT.


Pesquisa é momento
Pesquisa não é resultado de urna. É momento. E estamos há mais de ano da eleição. O que vai ditar o sucesso ou insucesso do governo é como estará a sua avaliação em outubro de 2014.


Toma corpo
Para um dos mais importantes dirigentes da oposição, uma candidatura de Tião Bocalon pelo DEM ao Senado, tira a candidatura do senador Anibal Diniz (PT) do buraco e o coloca no páreo.


Outra análise
Para esse dirigente Bocalon poderá estar cometendo um suicídio político, pois, não será fácil ganhar do outro candidato ao Senado pela oposição, o deputado federal Gladson Cameli (PP).


Lenha na fogueira
Deputados da base rebelde devem apresentar na sessão da próxima terça-feira um projeto acabando com o pagamento da verba de representação dos secretários estaduais.


Chumbo trocado
É uma resposta ao jornalista e assessor do governo, Washigton Aquino, que faz campanha  na TV pelo fim da verba indenizatória dos deputados, naquela de chumbo trocado não dói.


Onda do novo
A chapa de deputado federal da FPA é uma das mais fortes da década. Mas o apresentador da TV-GAZETA, Alan Rick, pode no meio de tanta cobra criada, ser beneficiado pela onda do novo.


Chapa forte
Para deputado estadual, entre os nanicos, uma chapa forte é a do PRP, que na eleição passada fez dois deputados. E pode bisar. Um de seus bons candidatos é o médico Carlos Beiruth.


Liminar mantida
Pelas informações recebidas o TJ deve manter, na sessão da próxima semana, a Liminar que proíbe o funcionamento do Telexfree.


Pensão de ex-governador
Nessa discussão do fim da pensão de ex-governador deveria ter um ponto central: proibir a acumulação de salários. Nada justifica quem tem mandato receber também o benefício. Mas há casos a se ponderar: a viúva de um ex-governador que não tem outra renda deve ficar sem nada? E um ex-governador na mesma situação? E justo? Acho que não. Portanto, existem casos e casos. Essa é uma discussão que não pode ser emocional. E o caso já está no STF.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.