Menu

Pesquisar
Close this search box.

Ministro da Ciência e Tecnologia participa de seminário no Acre nesta sexta feira

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O I Seminário de Pós-Graduação e Inovação “Promovendo a Cultura da Inovação” irá, a partir desta sexta-feira, 5, debater o fortalecimento dos cursos de pós-graduação e o incentivo a novas pesquisas no Acre. O evento será realizado durante todo o dia, no Teatro Universitário da Ufac, em Rio Branco, e é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores, empresários e demais interessados.


ministro_1


“Esperamos reunir a comunidade acreana para discutir a inovação, buscando articular a academia com o setor produtivo. A intenção é dialogar sobre o processo para que, a partir dessa iniciativa, possamos debater políticas ligadas à área da inovação”, afirmou Marcelo Minghelli, secretário de Ciência e Tecnologia do Estado.

Anúncios


Além do Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, o governador Tião Viana e o deputado federal Sibá Machado, articulador da presença do ministro no seminário, participam da abertura do evento. À tarde, a programação segue com três palestras.


Numa delas será abordado o tema “Democratização da ciência”, por Tânia Cremonini, pesquisadora titular e diretora do Instituto Oswaldo Cruz, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Tânia é doutora em Ciências (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-doutora pela Universidade Livre de Bruxelas (ULB), na Bélgica, e pelo Inserm, único instituto público de pesquisa dedicado à saúde humana na França.


“A importância da proteção intelectual e os mecanismos de inovação” é o tema que Douglas Ramos, da Diretoria de Cooperação para o Desenvolvimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) apresentará. O palestrante é mestre em Engenharia Mecânica Universidade de Brasília (UnB).


Encerrando o seminário, o professor titular da Faculdade de Informática e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS),  Jorge Luís Audy, falará sobre a “Cultura da inovação na academia”. Audy é graduado em Análise de Sistemas de Informação pela PUC/RS, mestre na área de Sistemas de Informação pela UFRGS, especialista em Gestão de Artes e Tecnologias Multimídia pela PUC/RJ e doutor na área de Sistemas de Informação pela UFRGS.


O I Seminário de Pós-Graduação e Inovação do Estado do Acre é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Acre (Fapac), em parceria com o Instituto Federal do Acre (Ifac), Universidade Federal do Acre (Ufac), Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac) e Embrapa.


Os interessados em participar devem realizar inscrição no site oficial da Sect:  http://www.ac.gov.br/wps/portal/sect/sect/seminario, mas também serão aceitas inscrições no próprio evento. Os participantes serão certificados ao fim do seminário.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido