Menu

Sibá Machado é vaiado por empresários em votação na Câmara

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Plenário aprovou nesta quarta-feira o projeto que acaba com a multa de 10% sobre o FGTS paga pelo empregador em caso de demissão sem justa causa.

Essa contribuição não afeta o trabalhador, vai direto para o governo. E o governo queria destinar os recursos para o programa Minha Casa, Minha Vida. Foi contra a aprovação desse projeto, mas acabou vencido por 315 votos a 95.

Anúncio

O deputado Onyx Lorenzoni, do DEM gaúcho, criticou a postura governista.

“Nós não estamos contrapondo aqui de maneira maniqueísta, irresponsável e pouco criativa como alguns do lado de lá, o empregador contra o empregado. Aqui trata-se de se defender o emprego, quem gera emprego no Brasil.”

Já o deputado Sibá Machado, do PT do Acre, foi vaiado por representantes do empresariado que acompanhavam a votação das galerias do Plenário. Ele defendia a continuidade da multa.

“Recursos para o combate à pobreza e à miséria no Brasil, quanto mais, melhor. O que o nosso governo tem trabalhado desde 2003: de poder ascender as classes mais desassistidas no nosso Brasil de alguns bens que eram impensáveis em anos interiores. E um deles é a sua residência.”

Como o projeto veio do Senado e não foi modificado na Câmara, segue para sanção presidencial.

Os deputados também aprovaram a Proposta de Emenda à Constituição que dá autonomia funcional e administrativa para as defensorias públicas da União e do Distrito Federal.

O deputado Amauri Teixeira, do PT da Bahia, foi um dos defensores da proposta.

“Queremos com essa PEC dar à Defensoria condições de igualdade dentro da defesa. O Ministério Público tem o papel de acusar, a Defensoria tem o papel de defender, ela tem que estar em pé de igualdade, tem que estar fortalecida como o Ministério Público. Nós temos que ter órgãos equilibrados dentro do estado brasileiro. As defensorias públicas, na verdade, desde 2004 já têm autonomia prevista na Constituição, tanto dos estados quanto a do Distrito Federal. Apenas a da União não tem.”

A PEC das Defensorias foi aprovada em primeiro turno, e ainda precisa passar por um segundo turno de votação.

O Plenário aprovou, ainda, projeto que estabelece a transparência e a publicidade do processo de reajuste de tarifas do transporte público. O texto vai ao Senado.

Agência Camara

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.