Categories: Acre

Plebiscito poderá ter pergunta sobre quando começam valer as novas regras eleitorais

Por
Venicios

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje que o prazo de um ano para mudanças na legislação eleitoral poderá ser revogado para que as novas regras da reforma eleitoral valham nas próximas eleições. O senador se reuniu hoje (27) com a presidenta Dilma Rousseff e os líderes da base governista no Senado. Segundo ele, a população pode ser consultada no plebiscito sobre se quer que as novas regras valham no próximo ano.


Se a maioria for sim, o Congresso poderá aprovar uma proposta de emenda à Constituição para revogar o atual prazo. “Se a população consultada pelo plebiscito entender que não deva observar o prazo de um ano para estabelecer a regra eleitoral, isso será feito pelo Congresso”, disse Renan.


Segundo o presidente do Senado, este seria um caso excepcional e o prazo voltaria a valer depois das eleições de 2014. A lei atual determina que qualquer mudança na legislação eleitoral deve entrar em vigor um ano antes das eleições para que ela tenham validade no próximo pleito. Caso contrário, a alteração só vale nas eleições seguintes.


Ainda de acordo com Renan, a presidenta Dilma Rousseff vai encaminhar ao Congresso, na próxima semana, o pedido para que o plebiscito seja feito. O documento conterá as linhas gerais do que deve ser tratado na consulta popular. A partir daí, o Senado elaborará as perguntas à população, após negociação com deputados, partidos políticos, movimentos sociais, Ordem dos Advogados do Brasil e demais instituições representativas. “É fundamental que ela indique as linhas [do plebiscito] e o Congresso vai ampliá-las ou não”, disse Renan.


Antes de encaminhar o pedido ao Senado, a presidenta ainda irá se reunir com os líderes dos partidos de oposição no Congresso. Eles defendem que seja feito um referendo e não um plebiscito. Nesse caso, o Parlamento aprovaria as leis da reforma política e consultaria a população para saber se há concordância com elas. Hoje, os líderes governistas no Senado apoiaram a proposta do plebiscito, em que as perguntas são feitas antes de a lei ser aprovada.


Agência Brasil


Share
Por
Venicios

Últimas Notícias

  • Acre

Mais de 20 presos tentam fugir do presídio de Cruzeiro do Sul no natal

Neste dia de Natal, 25, em Cruzeiro do Sul, 21 presos estavam se preparando para…

25/12/2024
  • Acre

Friale anuncia chegada de onda polar no Natal com temperaturas amenas no Acre

O pesquisador Davi Friale utilizou seu perfil no Instagram nesta quarta-feira, 25, para anunciar a…

25/12/2024
  • Destaque 3

Ação “Papai Noel nos Bairros” leva ceia e presentes para famílias carentes da capital

A magia do Natal ganhou um novo significado para dezenas de famílias em situação de…

25/12/2024
  • Acre

Independência e Humaitá terão novos adversários na Copa Verde

Com a decisão da CBF de retirar a vaga direta na terceira fase da Copa…

25/12/2024
  • Acre
  • Política

Bocalom deseja Feliz Natal enquanto lava louça ao lado da noiva Kellen Nunes

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), utilizou seu perfil no Instagram para compartilhar…

25/12/2024
  • Juruá

Governo monitora situação do Rio Juruá durante período de chuvas intensas

A Defesa Civil estadual já ativou um plano de contingência para reduzir os impactos à…

25/12/2024