Menu

Ufac dar início ao primeiro semestre de 2013

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Universidade Federal do Acre iniciou nesta segunda-feira, 24, o primeiro semestre letivo de 2013 nos campi de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Na sede, a instituição recepcionou os novos acadêmicos com uma aula de apresentação no Teatro Universitário.


Ao todo, 2100 alunos ingressam na universidade neste novo período, distribuídos nos 45 cursos de graduação oferecidos. A solenidade foi realizada nos três períodos: manhã, tarde e noite, para receber todos os alunos.

Publicidade

Entre os calouros, muitos jovens recém-saídos do Ensino Médio. A jovem Manuely Costa, 17, irá iniciar o curso de História. Ela veio de Manuel Urbano para dar continuidade aos estudos. Márcio Chaves, 18, também deixou a casa dos pais e veio para Rio Branco iniciar o curso de Engenharia Florestal. Ele concluiu os estudos na escola Raimundo Hermínio de Melo II, em Senador Guiomard.


Alguns vieram de mais longe, como o acadêmico de medicina Araújo Neto. Ele veio de Juazeiro do Norte, no Ceará, para realizar o sonho de ser médico. Araújo explica que o Sisu facilitou o ingresso no curso, pois antes era necessário vir ao Estado para prestar vestibular.


Há quatro anos tentando o curso de Medicina, ele conta que ficou muito feliz em ser aprovado pela Ufac e se sentiu muito bem acolhido pelo povo acreano. Araújo nunca tinha vindo ao Acre e definiu a questão de moradia e outros detalhes através das redes sociais, trocando informações com alguns estudantes e outros calouros.


Na solenidade de abertura, o reitor Minoru Kinpara, pró-reitores e diretores compuseram o dispositivo de honra. Em sua fala, o reitor destacou que as mudanças que vêm sendo feitas na instituição são fruto da cobrança e da parceria dos universitários.


“O estudante é a razão maior da existência dessa instituição. Quero parabenizar a todos e dar um grande abraço de boas-vindas à Ufac”, declarou o reitor.


Minoru também pediu ajuda aos estudantes na conservação dos livros da Biblioteca, no uso das garrafas plásticas doadas pela Ufac em substituição aos copos descartáveis, no consumo consciente de energia elétrica e outros.


A presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE), Aline Guedes, falou da grande alegria em receber os calouros e das transformações que vêm acontecendo na Ufac. “A estrutura da universidade está sendo melhorada. As salas estão sendo climatizadas, a biblioteca reformada e muitos outros benefícios estão acontecendo”, informou a estudante. Guedes explicou aos alunos o papel do DCE e repassou algumas informações em relação a bolsas acadêmicas.


Os pró-reitores de Graduação e de Assuntos Estudantis, Socorro Neri e Cleilton dos Santos fizeram uma apresentação da estrutura da Ufac e falaram sobre os pilares que constituem a universidade: ensino, pesquisa e extensão.


O pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, também falou das atividades realizadas na pró-reitoria, da elaboração do planejamento estratégico da instituição e apresentou um vídeo com o perfil do novo profissional no mercado de trabalho.


O diretor de controle e gestão institucional, Daniel Pena, apresentou a nova campanha de coleta seletiva na Ufac, que será lançada oficialmente no dia 8 de julho.

Publicidade

Boas vindas


O professor dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, Henrique Freitas, ministrou uma aula de boas vindas com o tema “Consegui entrar na Ufac, e agora?”. De forma bem humorada, ele explicou aos alunos que estão saindo do ensino básico como funciona a universidade e abordou tópicos como dedicação, direitos e deveres, trote e outros.


Os atores Karla Martins e Ivan de Castela também fizeram parte da programação de boas-vindas aos alunos. Karla Martins contou uma história do artista Hélio Melo e Ivan apresentou um número de mímica.


(Ascom/Ufac)


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido