Menu

Professores iniciam greve nesta terça-feira no Estado e no município de Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os cerca de 12 mil professores da rede estadual e do município de Rio Branco paralisam suas atividades a partir desta terça-feira (25). O anúncio da greve havia sido feito na semana passada, após assembleia geral realizada na praça Eurico Gaspar Dutra, no centro da capital acreana, quando a categoria, em conjunto com outros servidores da Educação, optou pelo movimento por não ter recebido proposta das respectivas administrações públicas. A concentração da mobilização será no mesmo local aonde aconteceu a assembleia geral, a partir das 8h.


Na pauta de reivindicações apresentada pelo Sindicato dos Professores Licenciados do Acre (Sinplac) estão itens como reajuste salarial de 15%, isonomia salarial dos professores de contrato provisório com os do quadro efetivo, reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), em cumprimento a Lei 12.014, que transformou funcionário de escola em profissional da educação, garantindo piso salarial e plano de carreira do pró-funcionário, em respeito ao seu tempo de serviço.

Publicidade

“A prefeitura tem como database o mês de janeiro e não apresentou nenhuma proposta. O governo apresentou algo e continuamos a dialogar”, dia a presidente do Sinplac, Alcielene Gurgel.


A greve dos professores deve afetar cerca de 40% das instituições públicas de ensino do Acre e, de acordo com Alcilene Gurgel, a expectativa é de que o movimento vá ganhando força com o passar dos dias, caso não seja tomada uma providência pelas secretarias responsáveis pela pasta tanto no Estado quanto no município de Rio Branco.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido