Categories: Acre

Transporte público deverá ficar livre do pagamento de impostos, analisa Congresso

Published by
Venicios

O Congresso poderá aprovar, nos próximos 15 dias, a desoneração total para o transporte público, disseram hoje (19) o presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Lindbergh Farias (PT-RJ), e o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), relator na Câmara do projeto que reduz os tributos para o transporte público urbano.


Os dois parlamentares chegaram há pouco para uma reunião com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo eles, é possível fazer alterações no texto em discussão no Senado para ampliar as desonerações, que resultaria em queda de 10% a 15% nas tarifas de ônibus.


Pela proposta em discussão, também seriam zerados o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o óleo diesel, cuja alíquota é 3,65% e o PIS e a Cofins de bens e equipamentos de transporte urbano. Além disso, a alíquota da contribuição para a Previdência Social das empresas de ônibus, que havia passado de 20% da folha de pagamento para 2% do faturamento, cairia ainda mais: para 0,5% sobre o faturamento.


Em troca, os estados que aderissem à desoneração total teriam de abrir mão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os mesmos bens e produtos, e as prefeituras teriam de zerar o Imposto sobre Serviços (ISS) sobre o transporte urbano. Publicada no último dia 1º, a medida provisória zerava o PIS e a Cofins das passagens de transporte urbano.


De acordo com o senador, esta seria a resposta que o Congresso precisa dar às manifestações dos últimos dias. “Se não houvesse manifestações, a chance de o projeto ser aprovado seria pequena. Só que as manifestações estão mudando o clima. Acho que o clamor está claro, e o Parlamento tem de se posicionar”, declarou.


Segundo Lindbergh, o texto com as desonerações ampliadas pode ser votado pela Comissão do Senado na terça-feira, sem passar pelo Plenário do Senado. Em seguida, o projeto retornará à Câmara porque sofreu alterações. De acordo com Zarattini, o texto final então levaria até 15 dias para ser aprovado.


Em outra medida provisória, enviada ao Congresso no fim de abril, o governo federal desonerou a folha de pagamento das empresas de transporte público urbano. O novo regime entrará em vigor em 1º de janeiro de 2014.


Agencia Brasil


Share
Published by
Venicios

Recent Posts

Gabigol é multado e não usará mais a camisa 10 do Flamengo

Após reunião com Gabigol no Ninho do Urubu na tarde desta sexta, o Flamengo decidiu…

17/05/2024

Professor e aluno da Ufac acusados de assédio são afastados

Na manhã desta sexta-feira, 17, professores e estudantes da Universidade Federal do Acre (UFAC) realizaram…

17/05/2024

Líder do CV no Acre, Paulinho Calafate é preso no Espirito Santo

Um trabalho conjunto da Delegacia Repressão ao Narcotráfico em conjunto com a Polícia Civil do…

17/05/2024

Assassinato do ex-governador Edmundo Pinto em São Paulo completa 32 anos nesta sexta

Nesta sexta-feira, 17, marca-se o 32º ano do assassinato do ex-governador Edmundo Pinto. O político,…

17/05/2024

Petecão garante mais R$ 300 mil para implantar energia solar na Fazenda Esperança

O senador Sérgio Petecão (PSD-AC) anunciou, nesta sexta-feira (17), o empenho de verba no valor…

17/05/2024

Cantora acreana lança show no Teatro de Arena do Sesc

O Teatro de Arena do Sesc será palco para o show "Ancestralidade", de Kelen Mendes,…

17/05/2024