Categories: Esportes

Jorge Viana: “Nossa juventude não pode ser tratada como bandida”

Published by
Venicios

A violência policial contra os protestos e manifestações que varreram as cidades brasileiras nos últimos dias virou tema de discurso do senador Jorge Viana (PT). Ele subiu à tribuna do Senado, na tarde desta segunda-feira, 17 de junho, para reclamar do abuso da força policial e pedir tolerância e respeito aos jovens que estão nas ruas.


“Todo grande e qualquer movimento de transformação no mundo sempre teve o jovem lá na linha de frente – reclamando da qualidade de vida que temos nas cidades brasileiras”, elogiou. “Temos que fazer uma autocrítica. Qual é o partido político no Brasil que estabeleceu como a maior e mais importante prioridade o funcionamento das nossas cidades?”


“A manifestação dos jovens é legítima. Nossa população não pode ser tratada como bandida”, criticou o parlamentar. “Atirar com bala de borracha, mata. É uma arma menos letal, mas é letal”. O parlamentar comentou que a máquina de repressão foi adquirida pelos governadores e prefeitos para garantir a segurança, não para impedir manifestações populares.


“Nunca vi tantos policiais nesse país usando armas letais contra manifestantes. Não é aceitável”, disse. “Tem que ter um posicionamento mais claro do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. E não se trata de buscar culpados, terceirizar o problema. Tem que estarem juntos prefeitos, governadores e governo federal dialogando”.


VIDA URBANA


Viana considera que a qualidade de vida das cidades está ruim e as reclamações proferidas nas ruas desde a semana passada, quando manifestantes do Movimento Passe Livre ganharam algumas das principais cidades, revela o nível de insatisfação da juventude que quer soluções para o problema.


“Os jovens estão dando um recado nas ruas: precisamos trabalhar em soluções para as nossas cidades. Estamos diante de um impasse. As condições de vida nas grandes cidades estão muito ruins”, advertiu. O senador petista disse que a responsabilidade por uma solução precisa ser compartilhada pelas autoridades federais, estaduais e municipais.


“Há um problema real nas cidades brasileiras; que a manifestação se dá em cima de situações concretas, legítimas”, comentou. “Acho que o pior remédio está sendo usado para tentar pôr fim às manifestações, que é o uso da violência”.


“Hoje, muitas das nossas cidades, principalmente as grandes capitais, tornaram-se modelos de insustentabilidade”, destacou Jorge Viana. “Principalmente, mas não exclusivamente, porque o transporte público é caro e ruim”. O parlamentar apontou que o movimento surgido nas ruas é espontâneo e precisa ser compreendido.


Ele se lembrou dos ensinamentos de Enrique Peñalosa, consultor em estratégias urbanas e ex-prefeito de Bogotá: “Uma boa cidade não é aquela onde os pobres andam de carro, mas sim aquela onde até os mais ricos usam o transporte público”.


Viana cobrou das autoridades federais prioridade para o metrô. “Há décadas, nós estamos fazendo de conta que estamos construindo metrô neste país”, disse, questionando: “Qual é a prioridade deste país para transporte coletivo?” O senador lembrou que o governo vem desonerando motocicletas e carro, sem dar prioridade ao transporte coletivo. “Precisamos criar nas cidades mais ciclovias, faixas exclusivas para motocicletas, para ônibus, para táxi, e, num plano ou outro, o carro comum”, disse.


No discurso, ele citou reportagem da Folha de S.Paulo publicada nesta segunda-feira, apontando São Paulo e Rio como cidades com as tarifas de ônibus mais caras do mundo. “Insisto: 84% do povo brasileiro vivem nas cidades que não funcionam, são insustentáveis, são insalubres, principalmente para os mais pobres, que precisam sair de madrugada para ir trabalhar e chegar já tarde da noite, se quiserem voltar para casa. Tem que haver um basta”, concluiu.


Share
Published by
Venicios

Recent Posts

Governo sanciona lei que visa compensar consumidor por quedas de energia

O Governo do Amazonas sancionou, nesta segunda-feira (20), cerca de dez leis aprovadas pela Assembleia…

20/05/2024

Brasil responde a mobilização “pré-guerra” da Venezuela com preparação de defesas

O Exército Brasileiro tem movimentado equipamentos - entre eles mísseis e carros de combate -…

20/05/2024

Fórum vai discutir políticas culturais em Rio Branco na quarta (22)

O Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) lançou convite para os conselheiros e todas as…

20/05/2024

No Pará, ministro Silvio Almeida anuncia centros para crianças e adolescentes

Um pacto pela "Escuta Protegida" voltado ao atendimento de crianças e adolescentes vítimas e testemunhas…

20/05/2024

Motocicleta com três ocupantes colide em caminhonete no Juruá

Cinco acidentes de trânsito foram registrados em Cruzeiro do Sul nesse fim de semana, sendo…

20/05/2024

Atriz expõe truques de jogadores comprometidos para evitar evidências de flertes

A atriz espanhola Jedet, 31, expôs truques de jogadores de futebol para evitar evidências de…

20/05/2024