Jairo Carioca – da redação de ac24horas
carioca.ac24horas@gmail.com
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE] divulgou mapa de indicadores selecionados sobre a situação das crianças e adolescentes de 10 a 17 anos de idade, com foco no trabalho infantil. O prefeito James Gomes saiu na frente na campanha educativa de combate a esses indicadores. Através da Secretaria de Ação Social mobilizou escolas e comunidades para erradicar essa problemática.
“O mais importante foram as parcerias criadas na semana de erradicação, a participação das comunidades e dos alunos da rede municipal, proporcionando uma série de informações que agora ajudarão no nosso planejamento e na política de desenvolvimento do município”, disse Mailza.
Ainda com relação ao combate à exploração do trabalho infantil, a primeira dama e secretária de ação social, Mailza Assis, emocionada, agradeceu a Deus e as crianças. Disse que esse é um compromisso que todos precisam assumir. Pais, professores, autoridades empresários, “todos realizando esse trabalho de fiscalizar, denunciar, não contratar a mão de obra dessas crianças. Os pais no sentido de garantir o sustento da casa e não permitir que essas crianças venham ter que trabalhar”, acrescentou.
O Superintendente do Ministério do Trabalho, Manoel Neto, a representante do Ministério Público, Viviane Andrade, secretários municipais, o vereador Ney do Miltão (PSD) e o coordenador do Programa PETI, Alex Nascimento, compartilharam com a premiação por melhor desejo de um concurso elaborado com a participação de estudantes da rede municipal de educação.
A aluna Ana Letícia, de 10 anos, da Escola Manoel Gonzaga, venceu o concurso de melhor desenho. Nívea Chaves, 13 anos, da escola Santo Izidoro viu sua frase estampada com o tema da campanha no município: “Trabalho infantil, uma realidade de ontem e de hoje, mas não de amanhã”. O vencedor da poesia foi o estudante da escola 15 de Junho Natanael Andrade, 16 anos, com o tema “Perdendo a Vida”.
Nívea conta que para criar a frase, sua inspiração veio de dentro da própria casa. “Minha mãe teve que passar a infância inteira trabalhando e por isso não pode estudar, então pensei nela. Porque teve que trabalhar quando era criança, hoje outras crianças têm que trabalhar, mas no amanhã não”, conta a estudante.
O prefeito James Gomes parabenizou o trabalho realizado e as parcerias estabelecidas para erradicação do trabalho infantil. “As crianças e adolescentes aqui presentes estão todos de parabéns, porque o esforço de vocês resultou nesse trabalho, lindo, todos estão de parabéns” declarou James.
No dia 12 de junho foi o dia mundial de erradicação do trabalho infantil. Os estudantes vencedores foram premiados com bicicleta (desenho), celular (frase) e notebook (poema).
A Catedral Nossa Senhora de Nazaré, localizada no centro de Rio Branco, reuniu centenas de…
Na Praça da Revolução, em Rio Branco, em meio à ornamentação natalina, uma idosa de…
Ludmilla utilizou suas redes sociais, nesta terça-feira (24), para se manifestar sobre decisão da Justiça.…
A quadra de grama sintética da Praça da Juventude, em Senador Guiomard, foi palco de…
Ocantor Gusttavo Lima tranquilizou os fãs na véspera de Natal. Nesta terça-feira (24), ele recebeu…
O governador Gladson Cameli (Progressistas) compartilhou nesta terça-feira, 24, véspera de natal, uma mensagem especial…