Categories: Acre

A indústria que ajuda a construir o desenvolvimento do Acre

Published by
Roberto Vaz

Nos últimos dias o que mais se leu e se ouviu na mídia foram assuntos relacionados à Operação G-7. Nunca o empresariado acreano foi tão maltratado quanto agora. O que a opinião pública esquece, porém, é que esses empresários ora crucificados são os mesmos que ajudam a sustentar o desenvolvimento do Acre – com suas empresas muitas vezes passando por sérias dificuldades financeiras – gerando milhares de empregos e investindo, aqui mesmo no Estado, tudo o que ganham.


Batizado como “G-7”, o grupo de empresários que atualmente se encontra em situação delicada perante a sociedade sempre ocupou lugar de destaque na economia acreana. Sua atuação é motivo de orgulho para a classe empresarial de todo o país, na sua incansável luta pelo desenvolvimento e fortalecimento do setor industrial acreano nas áreas de alimentos, panificação, madeira, móveis, confecção, pavimentação, cerâmica, extração mineral, gráfica e, sim, a construção civil – cuja força e importância são tão elevadas que possui o poder de aquecer todas as demais.


Nunca se trabalhou tanto pela consolidação e expansão da indústria do Acre como agora. A título de informação, o setor de construção civil gerou mais de 7 mil empregos em todo o Estado entre os anos de 2011 e 2012 – conforme dados oficiais do Ministério do Trabalho e Emprego. Para se ter uma ideia da importância desses empresários para o fortalecimento e desenvolvimento do Estado, apenas uma empresa de um dos envolvidos na referida operação paga, por mês, R$ 1milhão de salários. Este é o G-7 que boa parte da opinião pública desconhece. Basicamente seu crime tem sido defender as empresas acreanas, promover o desenvolvimento e acreditar no Acre e em sua gente.


Nos demais segmentos, não é diferente. Naquele mesmo período, o de alimentos registrou pelo menos 3 mil empregos. Os de extração mineral e mineral não-metálico, juntos, foram responsáveis por cerca de 1.500 postos de trabalho. Madeira e móveis contratou mais de 1.600 pessoas. Estes são apenas alguns números pelos quais a indústria no Acre é responsável.


A Federação das Indústrias do Estado do Acre defenderá e estará sempre ao lado daqueles que lutam para elevar a qualidade de vida da população, por meio da geração de emprego e renda. Esta instituição acredita que todos são homens de bem, honrados e trabalhadores até que se prove o contrário.


Ao Governador do Estado do Acre, Tião Viana, a minha solidariedade neste momento difícil. O meu reconhecimento pela determinação, retidão, caráter e vontade de acertar, de fazer o correto, e de consolidar o processo de industrialização, que sempre tem demonstrado o governador Tião Viana por meio de parcerias com os segmentos industriais, sindicatos, cooperativas, contribuindo para aquecer a economia de uma forma geral.


Assim, cabe a sociedade acreana fazer uma reflexão sobre os fatos divulgados e a importância de não se deixar influenciar pelos pré-julgamentos. Conforme prevê na Constituição Federal, a presunção de inocência é um direito constitucional garantido a todo e qualquer cidadão. Portanto, se forem respeitadas as leis, devemos superar com mais facilidade essa situação, evitando a recessão, o fechamento de empresas e o desemprego, lembrando-nos de nossas responsabilidades ante o presente e o futuro deste Estado.


*José Luiz Assis Felício é o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, em exercício


 
Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Discussão de sexo dos anjos

CONTINUA no cenário das discussões mais acaloradas sobre quais serão os candidatos a vice do…

19/05/2024

Homens ganham até 3,9 vezes o salário de mulheres na mesma ocupação

No Brasil, a hora de trabalho de um homem no cargo de diretor financeiro pode…

19/05/2024

Empresa pode pedir localização do celular de funcionário, decide TST

Em uma decisão polêmica, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) autorizou uma empresa a ter…

19/05/2024

Apenas 40% dos brasileiros fazem atividades físicas, diz estudo

Um estudo divulgado pelo Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças…

19/05/2024

Gabigol admite que usou camisa do Corinthians, pede desculpas e diz que quer renovar contrato

Gabigol, atacante do Flamengo, pediu desculpas à torcida rubro-negra depois que vazou nas redes sociais…

19/05/2024

IR 2024: veja o passo a passo da declaração para empreendedores

Tarefa anual para grande parte da população, a declaração do Imposto de Renda pode gerar…

19/05/2024