Menu

Pesquisar
Close this search box.

Central de Transplante faz captação de órgãos no Acre

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A família de um paciente de 42 anos, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral), tomou uma decisão que salvou vidas. Ao decidir pela doação de órgãos, chegou ao fim a espera de três pacientes que estavam na fila de transplantes.


O Hospital das Clínicas do Acre, por meio da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO/Acre) realizou a captação de um fígado e dois rins, na última segunda-feira, 10.

Anúncio


O fígado foi encaminhado para cidade de São Paulo, já os rins foram transplantados em dois pacientes que estavam aguardando na lista de transplante renal do Acre.


A CNCDO/Acre tem como função a implementação e coordenação do processo de transplantes de órgãos e tecidos. Segundo a coordenadora da CNCDO/Acre, Regiane Ferrari, a unidade funciona 24 horas por dia, em regime de plantão e sobreaviso, e conta com uma equipe formada por médicos nas áreas de nefrologia, urologia, cirurgia e clínica-geral, além de enfermeiros e pessoas que atuam na área administrativa.


Qualquer pessoa saudável pode ser doador de órgãos. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Por lei, parentes de até quarto grau e cônjuges podem ser doadores. Pessoas sem parentesco só com autorização judicial.


Órgãos de pessoas falecidas podem ser doados pela família. São pacientes com morte encefálica, geralmente vítimas de dano cerebral irreversível, como traumatismo craniano ou derrame cerebral (AVC).


Com informações da Agência de Notícias do Acre www.agencia.ac.gov.br


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido