A maternidade de Cruzeiro do Sul passou por uma vistoria feita pela Câmara de Vereadores essa semana. Entre as irregularidades encontradas estão o sistema de refrigeração sem funcionar, torneiras e bebedouros danificados e mesas de parto emprestadas.
Os parlamentares também constataram que os aparelhos de raios-x estão funcionando parcialmente, lâmpadas queimadas e que falta de material cirúrgico, além de aparelhos de esterilização inutilizados.
Um dos problemas mais graves é, segundo os vereadores, a falta de médicos no plantão. No último final de semana, a maternidade ficou sem plantonistas e a diretora, Fátima Ricardo, registrou queixa-crime na delegacia-geral de polícia. “Abrimos uma sindicância e registramos um boletim policial, além de denunciarmos no Ministério Público Estadual”, disse a gestora.
A fiscalização foi feita pelos vereadores Íria Matos (PC do B), Edmar Azevedo (PSDB), Clodoaldo Rodrigues (PTN) e José Mauri Barbosa e Rocilda Sales, ambos do PMDB. “Mesmo sendo na esfera estadual, não vejo nenhum problema os vereadores intercederem, uma vez que é a saúde da população que está perigo”, declarou Íria Matos.
Com informações de Tribuna do Juruá www.tribunadojurua.com.br