O senador Sérgio Petecão (PSD) fez um apelo , nesta segunda-feira(10) em Brasília, para que a Defensoria Pública do Acre volte a realizar seu atendimento público normal. O pedido foi feito em razão do anúncio que a Defensoria Pública acreana está realizando apenas alguns serviços emergenciais como parte da semana de protesto pela busca de valorização da categoria.Para o senador, a população carente conta com a Defensoria Pública “como única forma de assistência jurídica gratuita aos necessitados”.
O senador enfatizou que considera rigorosamente justas as reivindicações dos defensores, que alegam receber , hoje, o segundo menor salário da carreira em termos nacionais e reivindicam o cumprimento da emenda à Constituição do Acre que concede autonomia à Defensoria e promoção à carreira do defensor. Petecão lembrou que durante toda sua vida parlamentar em Brasília, seu gabinete sempre foi uma extensão para os defensores acreanos, ”que sempre contaram e contarão com meu apoio”.
O parlamentar destacou que a Defensoria acreana pode contar com seu trabalho como aliado e incentivador de todas as horas nas negociações por melhores salários e condições de trabalho. No entanto, pediu aos defensores que retomem o atendimento normal, ”em nome da tradição desta categoria, que sempre lutou pela dignidade humana e a redução das desigualdades sociais”. E lembrou que só em 2012, a Defensoria Pública do Acre realizou mais de 110.111 atendimentos, 32.980 audiências e 23.895 ações ajuizadas, numa prova que a Defensoria acreana conta com profissionais vocacionados, “que servem de exemplo a todo o país a despeito das dificuldades”.