Categories: Acre

Assembleia Geral da OEA aprova por unanimidade nova Resolução sobre fortalecimento da Defensoria Pública no Continente

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas
A Organização dos Estados Americanos (OEA) se reuniu na cidade de Antigua, na Guatemala, durante três dias nesta semana, para sua 43ª Assembleia Geral. O evento, que ocorreu entre os dias 4 e 6, contou com a participação de representantes de 35 países, incluindo três presidentes e 28 chanceleres dos países-membros da Organização. Durante a Assembleia, foi aprovada, por unanimidade, a nova Resolução sobre fortalecimento da Defensoria Pública no Continente. Este já é o terceiro documento aprovado pela OEA. Ele visa ampliar a autonomia das Defensorias Públicas como garantia de acesso à justiça e estimular a troca de experiências e boas práticas entre as Instituições.
Entre as principais diretrizes da Resolução, estão: a obrigação de respeitar e garantir o exercício dos direitos reconhecidos nos tratados internacionais de que fazem parte e as leis nacionais, removendo os obstáculos que afetam ou limitar o acesso à Defensoria Pública para garantir o livre e pleno acesso à justiça; o incentivo aos Estados que ainda não possuem a Instituição de defesa pública; a defesa de independência e autonomia funcional dos Defensores Públicos; a promoção de oportunidades de cooperação internacional para o intercâmbio de experiências e boas práticas nesta área; a realização de uma segunda sessão especial da Comissão de Assuntos Jurídicos e Políticos da OEA sobre a troca de boas práticas e experiências geradas a partir da implementação das resoluções AG / RES 2656 (XLI-O/11e AG / RES. 2714 (XLII-O/12) no primeiro trimestre de 2014, com a presença dos Estados-Membros e as suas respectivas agências oficiais de assistência jurídica, de membros da AIDEF, de especialistas, da sociedade civil e de organizações internacionais; entre outros.
Confira a íntegra da Resolução aqui. 
OEA se reúne na Guatemala 
Com o tema “Uma Nova Política Integral Frente ao Problema Mundial das Drogas nas Américas”, o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, abriu os trabalhos e destacou a importância de se discutir o assunto. “A reunião estará centrada no consumo e tráfico de drogas na região, assim como nas estratégias para reduzir o problema”, explicou.
A OEA desenvolveu um estudo prévio sobre o tema, que foi entregue à Colômbia no último mês de abril. O relatório traz algumas alternativas que poderão ser analisadas, entre elas, a descriminalização do consumo. Insulza defende que seja dado maior enfoque de saúde pública ao tema. Leia na íntegra.
Já na quarta-feira (5), foram aprovados temas da Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Conexas de Intolerância e da Convenção Interamericana contra Toda Forma de Discriminação e Intolerância. O presidente do Conselho Permanente da OEA e representante permanente do Panamá na organização, Arturo Vallarino, lembrou que a negociação em torno da elaboração dos documentos começou em 2000.  Detalhes dos documentos podem ser obtidos no site da OEA. Saiba mais.
CIDH – Durante a reunião também foram eleitos três representantes para a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da Organização dos Estados Americanos (OEA). O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) Paulo Vannuchi foi um dos eleitos. Os outros escolhidos foram: James Cavallaro (EUA) e José de Jesús Orozco Henríquez (México). A CIDH é formada por sete membros e é uma das entidades do Sistema Interamericano de Proteção e Promoção dos Direitos Humanos (SIDH) nas Américas. Leia na íntegra no site da ANADEP. 
Paraguai – Ao final das plenárias, ficou decidido que a 44 ª Assembleia Geral da OEA será realizada no Paraguai, de 3 a 5 de junho de 2014.
Enquanto a resolução é discutida e aprovada no continente, a Defensoria Pública do Acre estaria na contramão dos entendimentos, com a instituição sucateada, com falta de profissionais, além de uma dos menores orçamentos de instituições em nível de Estado.
Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Whindersson Nunes e Felipe Neto brigam na web: ‘Covardia’

Dois dos influenciadores que mais estão ajudando nos resgates e ajudas às vítimas das enchentes…

10/05/2024

Prefeitura de Porto Velho ignora decisão do TCE e assina contrato bilionário

Apesar do julgamento unânime do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), que apontou…

10/05/2024

Gladson não deve ser afastado do cargo pelos ministros do STJ, afirma Revista Veja

Na próxima semana, o STJ vai decidir se torna o governador Gladson Cameli réu por…

10/05/2024

ACISA doa R$ 30 mil para município alagado e hasteia bandeira do Rio Grande do Sul

A Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (ACISA), em homenagem às vítimas…

10/05/2024

Wanessa Camargo fala sobre arrependimento do BBB24

Depois de participar do BBB 2024 e desagradar a maioria dos brasileiros com a sua…

10/05/2024

Maya Massafera compartilha novas fotos após transição de gênero; veja

Maya Massafera postou nas suas redes sociais novas fotos do ensaio especial que realizou após…

10/05/2024