A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da divisão de Atenção Primária/ Saúde da Família, realizará nos dias 6 e 7 de junho a Oficina de Contratualização do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). A capacitação ocorre a partir das 8 horas, no auditório do Hemoacre.
Lançado em 2011, o PMAQ é um programa de âmbito nacional que tem como objetivo promover a melhoria do acesso e da qualidade da atenção à saúde.
De acordo com a gerente da Divisão de Atenção Primária/Saúde da Família, Elizete Araújo, a oficina visa fomentar a contratualização do PMAQ junto aos gestores e técnicos, nos 22 municípios do Acre.
“Serão apresentados aos gestores municipais de saúde dados sobre a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, num processo que envolve pactuação local, regional e estadual”, explica.
Araújo diz ainda que a oficina irá abordar os objetivos, a potência e etapas do programa, discutir o papel e as responsabilidades da gestão municipal, bem como dos profissionais que compõem as equipes de saúde da família, para debater os processos da melhoria da atenção básica, além de abordar formas de valorizar as equipes participantes do programa.