De acordo com o Portal ‘O Tempo Aqui’, nos primeiros três dias desse mês já choveu 20% do que é esperado para junho. A média pluviométrica é de 45,8mm, mas já choveu 54,5mm, na capital acreana, em apenas dois dias de chuva. Em maio, choveu 30mm, ou seja, apenas, 29,5% da média para o mês que era de 101,8mm.
Apesar disso, ainda há motivo para se preocupar com a estiagem, já que várias frentes frias deverão ocorrer nas próximas semanas, trazendo mais ar seco. A umidade relativa do ar continuará baixa e isso vai inibir a formção de nuvens de chuva significativa deixando o tempo ainda mais seco.
Outro fator a se destacar é que essas chuvas do início de junho ocorreram concentradas, em Rio Branco e em alguns poucos pontos do vale do rio Acre, não implicando em aumento do nível dos lençóis subterrâneos e, tampouco, na subida do nível dos rios.
Por causa da estiagem e da seca do rio Acre, o governador Sebastião Viana decretou, essa semana, situação de emergência em Rio Branco e outros quatro municípios.