Luciano Tavares – da redação de ac24horas
[email protected]
Depois de quase 30 anos na apresentação do Carrossel Musical, um dos mais ouvidos e tradicionais da rádio Difusora Acreana, o radialista Reginaldo Cordeiro teve seu programa tirado do ar, e a razão seria política.
Reginaldo ou o Rei do Brega como também é conhecido foi candidato a vereador pelo PSD, o partido do senador Sérgio Petecão, nas eleições municipais passadas, e apareceu na TV pedindo votos para a oposição. Fez campanha abertamente contra o PT no Primeiro e Segundo turnos do pleito, o que para o Palácio Rio Branco teria passado dos limites.
“Todos eles sabem que sou ligado ao Petecão. Só pode ter sido essa a razão”, diz o radialista, que depois evita polemizar ao dizer que “me deixaram apresentando o programa de mensagem”. Seria um alento para o tradicional radialista, que só não foi demitido porque é servidor público do quadro da Secretaria Estadual de Comunicação.
Nos corredores da emissora a maioria dos colegas de trabalho de Reginaldo evita comentar o assunto. Os mais corajosos, porém, dizem que a razão seria censura ao radialista por sua ligação à oposição.
O Carrossel Musical ia ao ar entre 14 e 17h, e foi durante anos o mais popular da Difusora. Era o único programa em que os ouvintes viravam locutores com participações ao vivo direto do estúdio.
No lugar do programa de Reginaldo, o governo do Estado por meio da Secretaria de Comunicação do Estado e da Fundação Aldeia de Comunicação resolveu veicular o Show de Calouros, que vai ao ar pela TV Aldeia e Difusora AM.
O outro lado
A secretária adjunta de comunicação, Andréa Zílio, disse que o Carrossel Musical foi tirado do ar por causa de uma mudança na programação que já vinha ocorrendo desde o ano passado.
Ainda segundo ela, Reginaldo Cordeiro se licenciou no período eleitoral para ser candidato a vereador e quando retornou a emissora foi convidado para ser um dos apresentadores do Show de Calouros, mas não quis porque preferiu cuidar de seus negócios.
“Foi mudança na grade de programação, que a gente vai continuar efetuando. Antes de o Reginaldo ser candidato a gente já planejava estas mudanças. Não tem nada de questão política e é tanto que ele continua apresentando o programa de mensagens que é um dos carros chefe da emissora”, diz a secretária e assessora de imprensa do governador Sebastião Viana.
Reginaldo está acostumado com censura
Não é a primeira vez que Reginaldo Cordeiro é censurado por suas amizades e ligações com a oposição no Acre. Ele teria sido impedido, quando ainda apresentava o Carrossel Musical de levar Petecão ao programa.
No governo de Binho Marques, Reginaldo também foi obrigado a cancelar uma participação do então deputado federal petista Fernando Melo, que na época já enfrentava oposição dentro do PT por sua amizade com Sérgio Petecão.
Reginaldo é mais um na lista de censura de Sebastião Viana. O primeiro foi Assem Neto, que contrariou o governo, na TV Gazeta. Depois os radialistas Aldejane Pinto, da Difusora de Sena Madureira, e Eliane Sinhasique, da Gazeta FM, também foram obrigados a deixar as emissoras por perseguição política do governo petista.