Nesta quarta-feira (29), durante o lançamento do Plano de Prevenção às Queimadas Urbanas, a secretária municipal de Meio Ambiente da prefeitura de Rio Branco, Silvia Brilhante garantiu que a fiscalização será intensa e que haverá punição para quem provocar queimadas na cidade. “Vamos ter pessoal fazendo rondas de dia e a noite e vamos aplicar multas em caso de necessidade”, afirmou.
O valor das multas por queimadas urbanas pode variar de R$ 600 a R$ 3 mil. Os terrenos baldios também vão receber atenção especial por parte da prefeitura, que vai lançar uma campanha para que os proprietários façam a limpeza dos locais.
Na ocasião, foi lançado também o Plano de Contingência – Queimadas Urbanas 2013 de responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O conjunto de ações foi criado para hipótese de ocorrência de queimadas urbanas e incêndios florestais, e é um instrumento de planejamento estratégico da Prefeitura de Rio Branco.
Em 2010 a secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco registrou 80 queimadas urbanas na capital. Em 2011 a Semeia lançou o Plano de Prevenção às Queimadas Urbanas e no ano passado foram apenas 11 queimas na cidade.
Com informações da PMRB www.riobranco.ac.gov.br