Menu

RETRATO DO ABANDONO

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Saude_1


Denúncia leva reportagem a um cemitério de ambulâncias e equipamentos hospitalares abandonados pelo governo do Acre,
que se recuperados podem salvar muitas vidas

Publicidade

 


Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com


Uma denúncia anônima levou o ac24horas a um verdadeiro cemitério de ambulâncias e equipamentos da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) do Acre. Vários carros que deveriam estar nas ruas salvando vidas estão parados e amontoados. Os veículos se misturam a uma pilha de documentos funcionais de servidores e ainda, aparelhos de raio-X, berços aquecidos e cadeiras odontológicas.


Segundo funcionários do setor de transportes, as ambulâncias poderiam ser recuperadas, mas a secretária Suely Melo preferiu sucatear os veículos. Outra preocupação dos servidores é com documentos funcionais que estão jogados no depósito.


Com relação às ambulâncias, a secretaria de saúde informou que alguns veículos foram recuperados e serão doados para municípios para o transporte de medicamentos e materiais de consumo, tendo em vista que o governo do Estado adquiriu, por meio da parceria com o Ministério da Saúde, dez novas ambulâncias para oferecer mais qualidade nos serviços de emergência. Segundo a secretaria Suely Melo, o estado tem 32 ambulâncias, sendo 3 UTIs, 6 delas traçadas.


A demora no processo de doação, segundo a assessoria de imprensa, se dá por conta do processo de alienação, pela Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) que irá avaliar a utilização e conservação, segundo a destinação natural ou legal de cada item.


Ainda de acordo a secretaria de saúde, com a recentralização das compras por determinação do Tribunal de Contas do Estado, que proibiu o repasse de recursos para as unidades de saúde, a Sesacre dispõe de grandes almoxarifados, com capacidade de armazenar elevadas quantidades de itens, quer sejam materiais de consumo – para serem distribuídos a unidades de saúde – quer sejam bens inservíveis.


“Os equipamentos e veículos armazenados no almoxarifado são bens inservíveis. Vale informar que os bens públicos, mesmo sem condições de uso, não podem ser descartados sem antes passar por um processo de avaliação. Ressaltando que alguns apresentam risco à saúde, como é o caso do RX, e precisam de um descarte adequado” diz a nota.


Saude_2


 

Publicidade

 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido