Menu

Grupos de teatro apresentam palestra, oficina e espetáculos de graça

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

André Gonzaga (Assessoria FEM)


O Coletivo Cênico Joanas Incendeiam e a Cia. Duas de Criação, da Cooperativa Paulista de Teatro, realizarão uma palestra na próxima sexta-feira, 24, às 17 horas, na Usina de Arte. No dia seguinte, 25, das 9 às 13 horas, ocorrerá a oficina “Mitodologia em Artes Cênicas aplicada ao Trabalho do Ator” e, às 20 horas, o espetáculo “Homens e Caranguejos”, adaptação da obra homônima do pernambucano Josué de Castro, humanista ícone da luta pela democracia social no Brasil, que dedicou sua vida no combate a fome. No domingo, 26, a peça será apresentada novamente.

Publicidade

A palestra trata do processo criativo de “Homens e Caranguejos”, que envolve a “Mitodologia em Artes Cênicas aplicada ao Trabalho do Ator”, método construído por Luciana Lyra, diretora e dramaturga. E é justamente neste universo que entra a oficina. “Durante a fase de concepção, os dois grupos entraram em contato com esta técnica, que é bem complexa e relaciona os mitos pessoais de cada artista ao tema abordado no espetáculo”, explica Lyra. Ou seja, será o ponto de partida para experimentos cênicos com atores e estudantes de teatro que queiram conhecer e compartilhar experiências.


Para se inscrever, os interessados devem preencher um formulário de solicitação de vaga que está na página www.usinadeolhares.wordpress.com. “Depois de feita a seleção pelos grupos envolvidos, os candidatos receberão o resultado por e-mail. É importante também que a comunidade se sinta convidada e saiba que todas essas atividades são totalmente gratuitas”, explica Carol Di Deus, diretora da Usina de Arte. O projeto recebeu o Prêmio Funarte de Teatro Myrian Muniz/2012, na categoria de circulação, e conta com o apoio do Governo do Acre, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), para a realização local.


Homens e Caranguejos


A trama gira em torno do personagem Menino. Ao lado do Pai, depois de enfrentar a seca do nordeste e a morte do irmão mais velho, ele chega à cidade e, consequentemente, aos mangues. Sua vida se divide em função de três coisas: o trabalho de catador de caranguejo, que realiza a serviço do Padre; a vontade de brincar; e a amizade com Cosme, um homem sábio que vive num mocambo com as pernas imóveis.


Por não sair de casa, Cosme se mantem informado das novidades do mundo pelos jornais que o Menino leva, enquanto só pode observar a Aldeia dos Demais, comunidade ficcional onde moram, com o reflexo de um pequeno pedaço de espelho. É ele, inclusive, quem provoca certa consciência política no Menino e o instiga a lutar contra o Rei Dom Agamenon pelo direito a uma parte de terra na região. E, assim, começa uma verdadeira revolução.


Atrizes/Criadoras


Beatriz Marsiglia


Camila Andrade


Juliana Mado


Letícia Leonardi

Publicidade

Programação


Palestra: sexta-feira, dia 24 de maio, às 17h


Oficina: sábado, dia 25 de maio, das 9h às 13h


Espetáculo: sábado e domingo, dias 25 e 26 de maio, às 20h


 


Endereço


Usina de Arte – Avenida das Acácias, nº 1.155 – Distrito Industrial – Fone: 3229-6892


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido