Categories: Acre

Internos do CS Aquiry fogem após renderem sócios educadores e professor de informática

Published by
Roberto Vaz

Gleydison Meireles – da redação de ac24horas
ggreyck@gmail.com


Mais uma fuga é registrada no centro Sócio Educativo Aquiry (CS/Aquiry), desta vez cerca de sete menores infratores empreenderam fuga após amarrarem um professor e dois agentes sócios educadores, na última quarta-feira (15).


Os menores participavam de uma atividade educacional de informática oferecida por meio do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no momento da rebelião apenas três sócios educadores faziam a guarda de 12 internos.


Os menores usaram os fios dos computadores para amarrar o instrutor e dois agentes, um terceiro foi brutalmente espancado pelos menores que após a ação fugiram tomando rumo ignorado.


O presidente do Sindicato de Técnicos e Agentes em Ações Sócio Educativas (Sintafse), Betho Calixto, afirmou que todos os internos envolvidos na rebelião e fuga eram do estágio III, ou seja, internos que estão mais próximos de cumprir as medidas sócio educativas impostas por Lei. De acordo com Calixto, o que ocorreu dentro do CS Aquiry prova que as medidas adotadas na ressocialização de menores e adolescentes infratores e ineficaz.


“Isso prova que os estágios de ressocialização adotade pelo Instituto Sócio Educativo do Acre não tem eficiência alguma, prova que os menores independente do estágio em que se encontram pode a qualquer momento se rebelar e até tirar a vida de um trabalhador, de um pai de família”, afirmou Betho Calixto.



A fuga aconteceu na tarde de quarta-feira (15) logo após o comunicado, equipes da Polícia Militar e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizaram buscas nas imediações na tentativa de localizar e prender algum dos foragidos, mas até o momento nenhum dos sete menores havia sido localizado.


 


Diretor do ISE informa que já solicitou do Poder Judiciário expedição de mandados de busca e apreensão dos menores


O diretor-presidente do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), Henrique Corinto, informou por e-mail, enviado a reportagem de ac24horas, que já solicitou junto ao Poder Judiciário acriano a expedição do mandado de Busca e Apreensão dos menores, que na tarde de quarta-feira (16), renderam dois socioeducadores e um professor, e em seguida empreenderam fuga.


No e-mail, Corinto explica os internos eram contemplados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e participavam da atividade no Centro de Apoio à Semiliberdade, ao Egresso e Família (Casef), localizado ao lado da Unidade Aquiry, quando em determinaram momento se rebelaram e amarraram as vítimas.


“Após o comunicado da fuga a direção do ISE iniciou os procedimentos administrativos próprios, inclusive com a solicitação ao Poder Judiciário para expedição de mandados de busca e apreensão dos jovens”, ressaltou Henrique Corinto.


Até o momento nenhum dos internos foragidos foi recapturado pela Polícia.


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Estevão salva e Palmeiras vence Botafogo na Copa do Brasil

O Palmeiras passou apuros, mas venceu o Botafogo-SP por 2 a 1 no Allianz Parque…

02/05/2024

Governo mantém Concurso Unificado em todo o país neste domingo (5)

O governo federal confirmou nesta quinta-feira (2) a aplicação das provas do Concurso Público Nacional…

02/05/2024

“Socorro Neri perdeu as condições de ser a candidata”, diz dirigente do Progressistas

O secretário geral do Diretório do Progressistas de Rio Branco, Márcio Pereira, já está falando…

02/05/2024

‘Cãominhada’ com 54 cães celebra aniversário da PM em Cruzeiro do Sul

No próximo domingo, 5, às 7 horas em Cruzeiro do Sul, cerca de 54 cães…

02/05/2024

São Paulo sai atrás, mas reservas mostram força para virar sobre o Águia

O São Paulo venceu o Águia de Marabá por 3 a 1 na noite desta…

02/05/2024

Botafogo acorda no 2º tempo, bate Vitória e sai na frente na Copa do Brasil

O Botafogo levou susto, mas fez o dever de casa ao bater o Vitória por…

02/05/2024