Menu

Pesquisar
Close this search box.

G-7 – Cientista político diz que Sebastião Viana comete “erro estratégico” por não afastar secretários presos pela PF

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Professor Nilson Euclides da Silva,  Coordenador do Núcleo de Estudos Políticos  e Democracia da Universidade Federal do Acre, foi procurado pela reportagem de ac24horas para analisar politicamente a “Operação G7” e seus desdobramentos.


O cientista político analisa que Operação da Policia Federal no Acre “foi um duro golpe no governo” e que não crê que o governo federal tivesse interesse em influenciar a Policia Federal nas investigações que culminaram na prisão de secretário, empreiteiros e servidores públicos na última sexta-feira, 10.

Anúncios


Mesmo com o cenário de crise, o professor avalia que o governador ainda tem muita influência no eleitorado, mas que precisaria “se cercar de algumas estratégias para neutralizar qualquer respingo”.


Nilson


Confira a entrevista na integra


Ac24horas: Professor, politicamente falando, como o senhor avalia a “Operação G7” que prendeu secretários, empreiteiros e servidores públicos?


Nilson: Eu avalio que foi um duro golpe no governo na medida em que ela culminou com a prisão de pessoas do primeiro escalão, e que infelizmente são nomes que servem a este mesmo grupo político a décadas.


Ac24horas: Historicamente o Estado do Acre sempre foi palco de escândalos que repercutiram Brasil a fora, mas que poucos resultaram em alguma coisa. Qual o seu sentimento em relação esses desdobramentos. A Justiça será feita?


Nilson Euclides: Eu penso um pouco diferente, e avalio que algumas instituições tem cumprido o seu papel. A própria Polícia Federal e o Ministério Público tem acertado alguns golpes na corrupção no país, e a própria imprensa tem ajudado muito denunciando irregularidades que muitas vezes se transformaram em investigações com resultados positivos. O problema é a percepção que nos temos que se os corruptos não vão para a cadeia não valeu a pena não deu em nada. Isso é um erro, a cada nova denuncia ou operação que expõe pessoas que detém poder político e praticaram atos ilegais ajuda a construção da democracia e no aperfeiçoamento das nossas instituições. O Acre não esta imune aos efeitos desse processo. Independente do resultado as instituições políticas no Acre sairão fortalecidas.


Ac24horas: Nos bastidores dizem que o governo federal teria sido o principal patrocinador dessa ação da PF no Acre, o governo do Estado nega, mas o que o senhor acha dessa tese?


Nilson Euclides: Avalio que isso é mais uma daquelas teses que eu associo a um hiperdimensionamento da importância da política local em relação ao resto do país. Qual seria o interesse do Palácio do Planalto em atingir o governo petista do Acre? Atingir por tabela a Marina como falaram alguns. Não creio! Eu vejo que se trata de um operação da Polícia Federal que foi consequência de denuncias e fortes indícios de atos ilegais cometidos por agentes públicos no Acre.


AC24horas: Sobre as declarações do assessor especial do governo do Acre, Osmir Lima, que na tv disse que no final o governo do Acre sairá por cima. Como o senhor avalia esse posicionamento?


Nilson Euclides: O Osmir como representante do governo cumpre o papel que foi dado a ele. Ou seja, tentar extrair alguma coisa positiva deste episódio que sem dúvida maculou a imagem até então positiva do governo.


Ac24horas:  O senhor acha que os desdobramentos dessas investigações podem gerar prejuízos para a reeleição de Sebastião Viana?


Nilson Euclides: Tem muita gente apostando nisto. Eu avalio que ainda é muito cedo pra se afirmar que isso compromete a reeleição de Sabastião Viana. É preciso esperar os desdobramentos das operações e ver a dimensão ou comprometimento (caso exista) do governo com as denúncias. De qualquer forma o governo sabe que seria melhor que isso não tivesse ocorrido. A Cia de Selva e o Gilberto vão ter mais trabalho  nas próximas eleições.


Ac24horas: O senhor avalia como o posicionamento do governador de manter os secretários em seus cargos com o objetivo de não fazer “injustiças”?

Anúncios


Nilson Euclides: Eu compreendo a atitude do governador, mas acho que é um erro estratégico. Seria mais prudente afastar os envolvidos até que se prove ou não a culpa. Esse discurso de não fazer o pré-julgamento e oferecer beneficio da dúvida não pode ser aplicado aos gestores públicos. Culpados ou inocentes eles foram no minimo imprudentes ou será que Polícia Federal inventou a  operação G7 do nada.


Ac24horas: Como o senhor analisa a atuação da oposição neste momento em que o Estado é exposto por inúmeras denuncias, haja visto que a Marcha Contra a Corrupção não reuniu nem 100 pessoas?


Nilson Euclides: Falta serenidade em alguns setores da oposição e do governo também. De um lado pessoas querendo ver o governo sangrar e do outro lideranças e militantes que se recusam enxergar a gravidade das denuncias que atingiram o governo do qual alguns destes militantes e lideranças fazem parte. Propor uma marcha sem o tempo, a articulação e a organização necessária foi uma atitude movida pela emoção. Se existe algo de objetivo na política é a de que se deixar levar unicamente pela emoção é a certeza de cometer erros.


Ac24horas: O que a oposição e o governo podem tirar de positivo e negativo dessa situação?


Nilson Euclides: Isso vai depender muito dos resultados das investigações. Mas de qualquer forma culpados ou inocentes essas pessoas prejudicaram o projeto de reeleição de Sebastião Viana. Por outro lado, a oposição recebeu um incentivo e um reforço no seu discurso. Somente o tempo dirá quem usou de melhor forma no episódio. Eu acho que a figura do governador ainda tem muita influência junto ao eleitorado, mas ele precisa se cercar de algumas estratégias para neutralizar qualquer respingo na sua imagem. Acho que manter nos cargos aqueles que estão presos por suspeitas de corrupção não ajuda muito.


Da redação ac24horas
Rio Branco, Acre


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido