O curso de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) contará com mais 40 vagas para o ano de 2014. Duas turmas de graduação serão formadas de um total de 80 vagas disponibilizadas: uma terá início no primeiro semestre e outra, no segundo. A iniciativa integra um plano de expansão do ensino médico do Ministério da Educação (MEC).
As vagas de Medicina são as mais disputadas da Ufac, via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de um total de 2.140 ofertadas aos candidatos em todos os cursos. Segundo a pró-reitora de Graduação, Socorro Neri, o MEC realizou uma pesquisa para verificar a demanda de profissionais médicos em regiões do país. “Conforme o seu plano de expansão, o MEC fez um levantamento para detectar áreas com déficit de médicos e o Acre foi contemplado”, disse.
Socorro informou ainda que as 80 vagas estão autorizadas desde 2002, mas que só havia possibilidade para preenchimento de 40 nesses anos iniciais. Para viabilizar essa expansão do curso, há um plano de investimento orçado em R$ 10 milhões, para incremento de infraestrutura e contratação de professores e servidores. Dessa quantia, cerca de R$ 4 milhões já estão disponíveis no plano de gestão da Ufac.
A expansão prevê a contratação de 27 professores para a graduação em Medicina, dos quais seis estão em processo de contratação, por meio de concurso público realizado recentemente. Além de oito servidores técnico-administrativos, cujas vagas serão disponibilizadas em concurso público ainda a ser providenciado.
O Ministério da Educação (MEC) irá consultar, por meio de formulário online, dirigentes e secretários…
Subiu para 41 o número de mortos na colisão de um ônibus com uma carreta,…
Menos de um mês após ser contratado pelo SBT, José Luiz Datena vai se ausentar…
Um relatório feito pela Fundação Tide Setubal mapeou 913 ações municipais realizadas entre 2021 e…
Cesar Tralli e Ticiane Pinheiro chamaram a atenção durante participação no Altas Horas de sábado…
Na tarde deste sábado (21), a cidade de Sena Madureira foi palco da primeira edição…