Menu

Interceptações telefônicas revelam relação estreita de Wolvenar Camargo e empreiteiros acusados pela PF

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo.ac@gmail.com


Apesar de alegar inocência nas acusações da Operação G7 da Polícia Federal, que investiga  gestores públicos e empresários das sete empresas de construção civil que atuava em conjunto para fraudar licitações de obras públicas no Estado, o secretário de Obras Públicas do Governo do Acre, Wolvenar Camargo, preso pela PF é citado na maioria das interceptações telefônicas de empreiteiros. A relação estreita do gestor evidencia sua participação na tomada de decisões sobre todas as obras executadas pelo Governo do Acre.

Publicidade

Nas interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça, os réus Calos Sasai e Vladmir Câmara, filho de Jorge Tomas, da empresa Engecal mantém contatos estreitos com o Secretário de Obras Wolvenar Camargo. Jorge  Tomas ocupa o cargos de 2º Secretário na Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e de Diretor Social do Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon), instituições ligadas umbilicalmente e dirigidas pelo acusado Calos Sasai, proprietário da Construterra, empresa citada pela Polícia Federal.


“Pela proximidade entre Jorge Tomas e Wolvenar e pela chamada 3552027, na qual Vladimir entra em contato com MARCELO pra dizer que “deu certo lá” e que “Saí de lá mais de duas horas, mas consegui resolver, consegui salvar”, torna-se muito mais forte a hipótese de que a pessoa com quem Jorge, Vladimir e Expedito teriam se encontrado seria Wolvenar Camargo, Secretário de Obras”, diz o relatório da PF que registrou diálogos dos réus, que citavam constantemente o secretário de Sebastião Viana.


Em trechos de gravações da PF, Vladimir diz que o próprio Secretário de Obras, “teria pedido celeridade no processo, disse ainda que a Assessoria Jurídica de lá já tava dizendo que não ia dar parecer favorável a isso porque ia se enrolar. Termina dizendo que Wolvenar Carmargo teria falado: pergunta pra Gracie, o que ela disser tá dito. O réu Marcelo também faz comentários que comprometem Wovenar. MARCELO: “tá, então, é justamente isso aí, o Gildo me ligou é, o que acontece é o seguinte, nós tentamos lá na Depasa, eu, Wovernar tudo te liguei…(inaudível) pra gente fazer aquelas programações nossa pra execução daquela galeria…”.


Cidade do Povo


O projeto bilionário, Cidade do Povo, do Governo do Acre também estaria sendo manipulado pelo grupo das sete empresas, que contavam a ajuda do secretário de Obras, Wolvenar Camargo. Em uma ligação telefônica, Jorge Tomas mantém contato com João Salomão (ELEACRE) acerca dos acessos da Cidade do Povo. E posteriormente notícia que teve encontro com o secretário de Obras do Estado do Acre, acerca destes fatos, o qual teria mencionado uma solução com uma possível realocação de lotes da obra.


Wolvenar Camargo teria uma relação de amizade e companheirismo com todos os empresários arrolados pela Polícia Federal. Nos contatos telefônicos, os empresários são tratados como “parceiro” e amigo. O secretário participaria de reuniões e encontros com os empresários da construção civil, para discutir contratos e divisão de obras. “O secretário WOLNENAR liga para Jorge noticiando que após reunião com Carlão (Carlos Sasai – CONSTRUTERRA) e Adriano (José Adriano – MAV) obtiveram uma solução, a qual não foi noticiada nestas chamadas”.


Wolvenar_JorgeTRANSCRIÇÃO DO ÍNDICE 4307703


JORGE: Prazer receber sua ligação..sua..inaudível..


SECRETÁRIA: Rs. Tudo bem seu Jorge? O Secretário Wolvenar vai falar..


JORGE: Tá legal.

Publicidade

WOLVENAR: Jorge?


JORGE: Diga meu chefe..


WOLVENAR: Como vai companheiro.. tudo bom?


JORGE: Tudo querido.. tudo….


WOLVENAR: Eu fiquei de dar o retorno pra vocês..mas nós sentamos com o Adriano e com o Carlão.. pra poder tratar daquele assunto da cidade do povo…não sei se o Adriano e o Carlão já falaram com vocês…já .. né?


JORGE: Já falaram..a gente tá.. resolvendo .resolvendo.. vendo como que .. resolve.. mas tem uma boa solução.. viu?


WOLVENAR: Ah .. então tá bom.. é que eu fiquei de dar um retorno pra ti..


JORGE: Beleza..


WOLVENAR: Tô lembrando agora de dar esse retorno..


JORGE: Tando na sua mão eu fico tranquilo..rs


WOLVENAR: Então tá Jorge..


JORGE: Obrigado meu amigo..


WOLVENAR: Um abraço…tchau


JORGE: Outro..


O secretário Obras Públicas de Sebastião Viana está internado no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb). Apesar das evidências apresentadas no relatório da PF, Wolvenar Camargo tenta passar a imagem de que não sabia das articulações para fraudar as licitações de obras do governo e direcionar os contratos para as empresas que fazem parte do cartel supostamente formado por empresários do Acre.


 


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido