Menu

Pesquisar
Close this search box.

Acre alcança segundo lugar em desempenho na campanha de vacinação contra a gripe

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A campanha de vacinação contra a influenza encerrou-se na última quinta-feira, 10. O Acre ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), ficando em 2º lugar a nível regional e em 5º lugar a nível nacional. Foram vacinadas pouco mais de 100 mil pessoas, totalizando 84,9% de alcance de cobertura vacinal. A meta estabelecida pelo MS é de, no mínimo, 80%.


A Regional do Purus ficou em 1º lugar dentre as regionais, com 88,80%; Vale do Juruá em 2º lugar com 86,86%; Em 3º lugar a Regional do Alto Acre, com: 84,51%; o Baixo Acre alcançou 83,88%; A Regional Tarauacá e Envira em 5º lugar com 83,61% de cobertura vacinal. O município do Bujari ficou em primeiro lugar com 98,74% de sua população vacinada. Somente três municípios não obtiveram êxito: Capixaba (60,82%), Acrelândia (74,01%) e Xapuri (76,94%).

Anúncios


Dentre os grupos prioritários da campanha, as puérperas (mulheres com crianças recém-nascidas até 45 dias), foi o grupo com maior índice de vacinação alcançando 108,66%. Por outro lado somente 75,89% das crianças com idade até 2 anos e 69,95% das gestantes foram vacinadas. Os outros grupos prioritários formados por trabalhadores em saúde, indígenas e idosos também alcançaram a meta.


Para o gerente da Divisão de Imunização e Rede de Frio, Ivan Galvão, os números alcançados representam um bom índice de cobertura vacinal e o sucesso da campanha reflete o esforço do governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com os municípios e seus coordenadores.


Ele ainda ressalta que, embora a campanha tenha sido finalizada, as pessoas que não foram vacinadas poderão procurar os postos de saúde para serem imunizadas. “É importante que a população se conscientize que a participação de todos é fundamental para a erradicação da doença no estado. Os pais que ainda não levaram seus filhos para se vacinar ainda podem levá-los aos postos de saúde”, finaliza.


Álefe Souza


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido