Menu

Cooperativa contratada por Wolvenar Camargo não paga operários dos parques

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Jairo Carioca – da redação de ac24horas
jscarioca@gmail.com


Por trás das espécies vegetais típicas do nosso ecossistema, das flores e do gramado muito bem cuidado, um drama vem sendo vivido por centenas de trabalhadores: jornadas exaustivas, três meses de salários atrasados e atividade trabalhista exercida em locais sem abrigo, sem alimentação, sem água, sem equipamentos de segurança e sem instalações sanitárias. A denúncia que beira o trabalho escravo é de José da Costa Alves, um dos cooperados da Coopserge – cooperativa que presta serviços para a Secretária de Obras Públicas do Governo do Acre (SEOP) – com gestão da gerência dos Parques da capital.

Publicidade

Jose“Estou gastando dinheiro da aposentadoria do meu filho que tem necessidade especial para não passar fome junto com minha esposa”, disse Alves.


O drama de Alves é o mesmo de dezenas de trabalhadores com salários atrasados. “Só podem me demitir se pagarem os meus direitos”, acrescentou Alves. Ele conta que na última prestação de contas da cooperativa foi apresentado um saldo de R$ 141 mil, lucro que nenhum deles viu agregado em seus salários.


“Se tem esse dinheiro todo porque até hoje não pagaram os salários de março e abril ?”, questiona o cooperado.


O serviço geral de manutenção do Parque do Tucumã é feito pelos cooperados da Copserge, tudo de forma manual, sem uma máquina para ajudar. E pior: sem nenhum equipamento de segurança ou proteção individual.


“Aqui se acontecer um acidente de trabalho não sabemos nem a quem recorrer”, alertou Alves.


O cooperado conta ainda que procurou o Ministério Público do Estado para denunciar o caso. Sem saber ao certo por quem foi atendido e quais providências foram tomadas, seu Alves mostrou a reportagem o documento que avalia o atendimento do MPE. Depois, ainda apresentou dois bilhetes com nomes dos deputados Luiz Tchê (PDT) e Major Rocha (PSDB).


“Disseram que eu deveria procurar esses deputados que eles ajudariam a resolver o caso”, confessou o cooperado.


O OUTRO LADO:
A reportagem fez o primeiro contato por telefone com o senhor Antônio Moreira, gestor da Coopserge. Quando falamos que os trabalhadores estavam com três meses de salários atrasados, Moreira debochou: “Já!”.


Após a surpresa, o gestor da cooperativa passou a maioria do tempo procurando saber quem denunciou a empresa. Por último, marcou encontro no prédio onde fica a administração do Parque da Maternidade.


No Parque da Maternidade a reportagem tentou novo contato com o gestor que não atendeu mais ao telefone. A sala onde o encontro foi marcado estava trancada e sem nenhum funcionário.

Publicidade

Na manhã desta segunda-feira a reportagem foi informada que a Cooperativa pagou parte dos salários atrasados, mais que ficou devendo ainda um mês aos servidores.


A ADMINISTRAÇÃO DE PARQUES


A administradora do Parque, Lindaci dos Santos Silva, disse que não passa por ela nenhum dos contratos assinados entre cooperativas e a Secretaria de Obras Públicas (SEOP). “Também não sou eu quem fiscaliza segurança no trabalho”, acrescentou.


Da sala de Lindaci, no Canal da Maternidade é possível ver cooperados trabalhando sem nenhum equipamento de segurança. Quando perguntamos qual era a sua função na gestão do Parque ela comentou que junto com outras gerencias, apenas acompanha a manutenção do local. “O resto tudo é entre as cooperativas e a SEOP, procure o Almir”, concluiu.


NA SEOP


Na secretaria de obras a reportagem falou, por telefone, com o Almir. De voz branda e muito calmo, ele disse que não estava autorizado a dar nenhuma informação sobre os contratos e que a reportagem tinha que procurar o secretário Wolvenar Camargo.


A Chefe de Gabinete do secretário Wolvenar que se identificou como sendo Leticia, ficou de entrar em contato com o secretário e marcar um horário para uma entrevista. O que não ocorreu até o final da noite de quinta-feira(9). Na manhã de sexta-feira (10), o secretário foi preso por agentes da Policia Federal acusado de participar de um esquema de corrupção e fraudes em licitação no governo de Sebastião Viana.


DELEGACIA REGIONAL DO TRABALHO


ac24horas procurou a Delegacia Regional do Trabalho no Acre e foi informado que a chefe da seção de fiscalização, Maria Bonfim e o Superintendente, Manoel Rodrigues, estão viajando e só retornam na segunda-feira (13).


 


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido