Menu

CAU auxilia município no direcionamento de ações de reforma urbana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Membros do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) estão participando diretamente da criação de um novo plano de incremento organizacional urbano da capital do Acre. As propostas sugeridas pelos profissionais conselheiros têm vista no auxilio e direcionamento das ações políticas de desenvolvimento e serão apresentadas e discutidas na 5ª Conferência Nacional das Cidades, que acontecerá em Rio Branco no próximo dia 23.


O CAU tem parceria firmada com o município e já se reúne no sentido de discutir o tema para oferecer propostas que serão levadas às conferências Estadual e nacional. As sugestões da categoria em Rio Branco farão parte do Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano até 2014. “A ideia é suprir o Ministério das Cidades com as questões e recomendações em âmbito Estadual e municipal ao Plano Diretor e Conselho Municipal de Urbanismo”, detalha a conselheira do CAU, Dânia Regina Rodrigues da Silva.

Publicidade

Segundo ela, as reformulações no plano proposto e defendido pelo município devem abranger todo o bem estar social da população. “Priorizar regulamentos do Plano Diretor, Plano de Desenvolvimento da Cidade e de Reforma Urbana”, adianta. As sugestões dos profissionais da área do urbanismo e arquitetura serão apresentadas e discutidas em oficinas e plenárias durante a conferência do dia 23. “Tais propostas formarão um documento a ser levado para às conferências Estadual e Nacional”, frisa a conselheira.


A participação de profissionais habilitados, com conhecimento e poder de formar opinião foi solicitada pelo próprio município, no sentido de oferecer suporte que acelere o desenvolvimento e execução de políticas de moradia digna, mobilidade, saneamento e planejamento urbano. Durante a abertura da Conferência, no início do mês, o prefeito Marcos Alexandre já ressaltava a importância da participação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo na evolução do processo de gestão participativa de políticas públicas. “Os grandes pensadores do urbanismo da cidade, historicamente, são os arquitetos e urbanistas”.


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido