Categories: Acre

GOVERNO SABIA DE CARTEL – Secretário Wolvenar Camargo sugere indicação de empresa para concluir obras antes da eleição de 2014

Por
Roberto Vaz

Documentos conseguidos pelo repórter Salomão Matos, referentes as investigações feitas pela Policia Federal que culminaram com a Operação G-7, envolvendo mais de 30 pessoas, entre secretários, empresários e funcionários públicos, mostram que o cartel formado na construção civil do Acre é tolerado pelo governo.


Uma conversa interceptada pela Policia Federal mostra o secretário Wolvenar Camargo trocando uma ideia com uma pessoa não identificada, sobre uma obra no valor de cinquenta e um milhões de reais, e que tem a intenção em fazê-la no prazo de 16 meses, eis que tal obra terminaria antes da reeleição do governador. O relatório da Policia Federal não cita, mas claramente fica evidenciado que o secretário quer tirar proveitos políticos para ajudar Sebastião Viana (PT) na sua reeleição.


Nesta conversa Wolvenar cita que é um prazo bastante apertado para a dimensão desta construção, e que seria necessário fazer um esforço enorme para isto acontecer, e que também estaria vendo a empresa que realizará tal obra para poder conseguir.


Ao analisar a conversa, peritos da Policia Federal chegaram a conclusão que o secretário diz claramente que estaria vendo se consegue colocar uma empresa que consiga fazer neste tempo. E que “tal empresa não seria qualquer uma dessas aí que faz”. Camargo diz que tal obra seria (como foi) licitada em no mês de janeiro de 2013, e que a obra, um hospital, ficaria pronta em junho de 2014. A obra acima citada se refere à construção do hospital regional da cidade de Brasiléia/AC, a qual está sendo licitada através da Concorrência nº196/2012.


A respeito deste certame, uma ata informa que a empresa ITASA havia sido inabilitada, e que seu recurso contra esta inabilitação não foi provido. E mais: noticia que a empresa ADDIN apresentou pedido de desistência da proposta de preços. Pelo desenrolar das investigação a Policia Federal chegou a conclusão “o direcionamento para a seleção da empresa vencedora está ocorrendo, tal como já previa o referido Secretário de Estado”.


Para reforçar o descobriu o relatório da PF diz que “foram habilitadas neste certame as empresa ALBUQUERQUE ENGENHARIA, ETENGE, ELEACRE, ADDIN, sendo que o Consórcio Saúde Brasiléia não foi credenciado por haver proibição no edital da participação de consórcio. A proibição da participação de consórcios visou afastar as pequenas empresa, e com a inabilitação da empresa sediada fora do Estado do Acre, ITASA, e a desistência da empresa ADDIN, o certame continuará com as empresas ALBUQUERQUE, ELEACRE (sendo que João Braga é procurador da primeira e Salomão, representante legal da segunda), e ETENGE”.


Ao concluir esta parte da investigação, a Polícia Federal diz que “é necessário dizer que o edital do referido certame previa originariamente a participação de consórcios, o qual foi retificado posteriormente para proibir a participação destes como forma de restringir a concorrência; constatou-se que as empresas Albuquerque e Eleacre são empresas parceiras, e que inclusive Irão construir em parceria casas na Cidade do Povo”.


O mais grave, segundo o relatório, são que os fatos acima indicam que neste certame houve uma simulação de competição entre as empresas envolvidas, eis que também a empresa ETENGE foi citada por ADRIANO em conversas interceptadas como uma empresa que absorveria os lotes da empresa ÁBACO referentes ao Edital de Chamamento nº1/2012 da Secretaria de Habitação de Interesse Social, uma vez que  o TCU proibiu a empresa ÁBACO de contratar com o poder público, e como esta empresa já havia sido selecionada, o lote que caberia a ela iria ser executado em nome da empresa ETENGE, o que indica que esta empresa também faz parte do cartel.


Apos certificar-se que o inquérito federal era recheado de provas, a desembargadora Denise Bonfim, do Tribunal de Justiça do Acre, expediu 34 mandados de buscas e apreensões e 15 mandados de prisões.



Veja a lista dos prisos


Carlos Sasai – Empresário, presidente da Federação das Industrias do Estado do Acre


João Francisco Salomão – Empresário, ex-presidente da Federação das Industrias do Estado do Acre


Carlos Afonso Cipriano – Empresário da Construção Civil


Assurbanipal Mesquita – Diretor de Desenvolvimento Urbano da prefeitura de Rio Branco


Jose Adriano – Empresário, proprietário da Mav Construções


Marcelo Chance de Nees – Servidor público


Sergio Nakamura – Ex-diretor do Deracre e empresário da construção Civil


Vladimir Câmara Thomas – Empresário da construção civil


Gildo Cesar Rocha – Diretor do Depasa, amigo pessoa do governador Sebastião Viana


Wolvenar Camargo – Secretário de Obras do Estado


Aurélio Cruz – Ex-secretário de Habitação do Acre


João Braga filho


Narciso Mendes Filho – Empreário da construção civil


Tshuyoshi Murata – Empresário da Construção civil


Thiago Paiva – Diretor de Analise Clínicas da Secretaria Estadual de Saúde


Da redação de ac24horas
Rio Branco-AC


 


 


 


 


 


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Acre

Homem é agredido a pauladas em “disciplina” de faccionados

Marcos Paulo Paz de Freitas, de 47 anos, foi agredido a golpes de ripa na…

25/11/2024
  • Blog do Crica
  • Editorial

Lição de Democracia

Passo longe da fila do gargarejo do governador Gladson Cameli. Não estou entre a turma…

25/11/2024
  • Destaque 2

Hemorroida: doença é frequente no Acre e tabus atrapalham tratamento

O médico e apresentador Fabrício Lemos exibiu no programa Médico 24 Horas que foi ao…

25/11/2024
  • Juruá

Chuvas se intensificam em Cruzeiro do Sul, mas Rio Juruá segue em baixa

Nas últimas 24 horas, Cruzeiro do Sul registrou uma precipitação de 47,2 mm, equivalente a…

25/11/2024
  • Acre

Morre o professor Constantino Sarkis, aos 90 anos, em Rio Branco

Faleceu na tarde desta segunda-feira, 25, o professor aposentado Constantino Cher Sarkis, aos 90 anos.…

25/11/2024
  • Destaque 1

Colônia dos Pescadores é entregue revitalizada e beneficiará mais de mil pescadores do Acre

O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega da Colônia…

25/11/2024