Categories: Acre

Milhares de pessoas lotam as ruas e o cemitério de Cruzeiro do Sul para se despedir de Orleir Cameli

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Ray Melo, de Cruzeiro do Sul
raymelo.ac@gmail.com


O cortejo fúnebre do ex-governador Orleir Cameli saiu da catedral Nossa Senhora da Glória, no centro da cidade de Cruzeiro do Sul, por volta de 17h, rumo ao cemitério Jardim da Paz. Mesmo com a temperatura bastante elevada, uma multidão se aglomerava na praça em frente à igreja para o último adeus ao homem que era considerado pela grande maioria dos moradores do município, como “o braço forte do Juruá”.


Ainda abalados pela morte prematura de Orleir Cameli, populares choravam e se amparavam para suportar a dor da partida de um dos empresários mais bem sucedidos no Acre. Formou-se uma gigantesca carreata que circulou por várias vias de Cruzeiro do Sul. Moradores dos bairros onde o cortejo passou aplaudiam e se despediam do ex-governador. O corpo seguiu no carro do Corpo de Bombeiros até o local do sepultamento


Com o caixão coberto com as bandeiras do Acre e do município de Cruzeiro do Sul, o ex-governador teve direito a salvas de tiros. Eladio Cameli, irmão de Orleir Cameli estava bastante abalado e chorou durante toda a cerimônia de sepultamento. Dona Beatriz Cameli chorava silenciosamente vendo o caixão com o corpo do seu marido era colocado no jazigo da família no cemitério Jardim da Paz, em Cruzeiro do Sul.



Entre tantos que lamentavam a morte do ex-governador Orlei Cameli também estava Eluzia Santana de Araújo, de 61 anos. Desconsolada, ela dizia não acreditar na morte do “homem que tinha o coração separado da política”. Ela conta que o ex-governador ajudou seu marido no período em que ele sofreu um acidente de trabalho e não tinha a carteira assinada. Quando ficou sem renda, Orleir socorreu sua família.


“Orleir Cameli nunca ajudou uma pessoa esperando algo em troca. Ele era um homem que tinha o coração separado da política. Cruzeiro do Sul perde um braço forte que nunca se recusou em atende os pedidos das pessoas menos favorecidas. Meu marido foi uma destes beneficiados. Após ele se recuperar do acidente de trabalho, Orleir deu um emprego pra ele, mas nunca cobrou favores ou pediu algo em troca”, diz Eluzira Santana.


A comoção era geral, principalmente, entre os idosos que não conseguiam assimilar a morte do homem que considerava seus projetos assistenciais, como sua maior obra. O sepultamento foi prestigiado pelo governador ao mais simples cidadão cruzeirense. Em respeito ao filho ilustre, o comércio fechou, as repartições publicas ficaram vazias e as escolas não tiveram aula. Todo mundo se preparou apenas para despedida de Orleir Cameli.


A esposa, filhos e netos de Orleir Cameli passaram intermináveis minutos observando o caixão ser colocado no jazigo, que foi lacrado debaixo de aplausos de centenas de pessoas que lotaram o cemitério. Um segundo evento religioso foi realizado durante o sepultamento. Orleir Cameli era católico praticante. Muitas pessoas rezavam e outras choravam, mas todas tinha o único objetivo de reverenciar a partida do “pai dos pobres”.


Leia mais sobre este assunto:
>>> Orleir Cameli: uma vida de vitórias, glórias e polêmicas
>>> Em seu governo, Orleir acabou com pensão de ex-governadores, mas beneficio foi restabelecido pelo petista Jorge Viana
>>> Blogueiro diz que Orleir parte e o deixa frustrado por não falar sobre seus acusadores que hoje se ajoelham e beijam seus pés
>>> Orleir Cameli deixa o legado da intrepidez, da ousadia e trabalho, diz presidente da OAB/AC
>>> Jornalista Charlene Carvalho conta como conheceu Orleir e de longa amizade com o Barão
>>> Naluh esquece pendengas e diz que “denúncias contra Orleir nunca foram do campo pessoal”
>>> Ex-coordenador de campanha de Orleir diz que ex-governador era simples e falava com o coração
>>>  Beatriz Cameli afirma que pretende continuar trabalho assistencial de Orlei Cameli
>>> Fotos mostram momento de descontração de Orleir Cameli, Filhos, netos e sobrinhos


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


 


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Horto Florestal será palco do Festival Afro Integrado neste sábado (25)

Com envolvimento de três linguagens artísticas: literatura, audiovisual e música, a Produção Pé Rachado promete…

24/05/2024

IBGE: quase 94% da população brasileira se vacinou contra covid-19

No primeiro trimestre de 2023, 188,3 milhões de pessoas de 5 anos ou mais de…

24/05/2024

Vídeo mostra mulher sendo agredida com chutes por garis na Capital

Imagens que circulam em redes sociais nesta sexta-feira (24) mostram garis que fazem coleta de…

24/05/2024

Ex-BBB Isabelle entrega incômodo e dificuldades no namoro com Matteus

Isabelle Nogueira, terceira colocada do BBB 24, abriu o coração sobre o relacionamento com Matteus…

24/05/2024

Grávida, Leandra Leal critica pressão para emagrecer

Leandra Leal, que pode ser vista na série Justiça 2, do Globoplay, e na reprise…

24/05/2024

Diogo Defante mostra ‘novo olho’ após cirurgia; veja vídeo

O humorista e cantor Diogo Defante fez uma longa live no seu perfil do YouTube…

24/05/2024