Categories: Destaque esquerdo

Deputados devem decidir nesta semana sobre projeto da “cura gay”

Por
web
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

 A expectativa em torno da votação de um projeto que autoriza o tratamento psicológico ou a terapia para alterar a orientação sexual de gays reacendeu as críticas à Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados. Desde que o deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) assumiu a coordenação dos trabalhos do grupo, manifestantes contrários à sua escolha para o cargo organizaram vários protestos e conseguiram cancelar algumas agendas de trabalho da comissão. Agora, a mesma comissão se prepara para decidir sobre um dos temas mais polêmicos envolvendo homossexuais.


A apreciação do Projeto de Decreto da Câmara (PDC) que trata da “cura gay” deve ocorrer na próxima reunião do grupo, marcada para quarta-feira (8). O texto suspende resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que proíbe os profissionais da área de participar de terapia para alterar a orientação sexual e de atribuir caráter patológico à homossexualidade. Há quase 30 anos a homossexualidade foi excluída da Classificação Internacional das Doenças (CID).


Apesar de toda a polêmica, o relator da proposta, deputado Anderson Ferreira (PR-PE), que apresentou parecer favorável ao projeto, garantiu que não vai mudar sua posição sobre a matéria. “Só estou tentando ajustar o desajuste que ele [o CFP] tentou fazer por meio dessa resolução. Todo ser humano tem direito a procurar ajuda e tentar entender um conflito interno”, disse.

Anúncio

Segundo o parlamentar, a homossexualidade está relacionada a uma questão comportamental. “Em nenhum momento, disse que pode ser tratado como uma doença, apenas cito que é algo comportamental e se é comportamental você pode querer uma ajuda. Por que o conselho impede ajuda para ele tentar entender o comportamento que está tendo naquele momento?”, acrescentou.


“Em nenhum momento a resolução [do CFP] cria obstáculos ao exercício profissional, mas oferece indicadores e situa a prática profissional em contextos éticos e tecnicamente qualificados”, rebateu Clara Goldman, vice-presidente do Conselho Federal de Psicologia. Para ela, o projeto em tramitação na Câmara fere um marco na defesa dos direitos humanos. A livre orientação sexual é um dispositivo reconhecido internacionalmente como promotor da garantia de direitos.


“A Opas [Organização Pan-Americana da Saúde] tem posições claras sobre as terapias de cura, chamadas de terapias de reversão, que não têm fundamento do ponto de vista científico e são eticamente inaceitáveis. Se estamos lutando por uma sociedade livre de ódio, violência, preconceito, como retroceder a um patamar que o mundo já reconheceu como equivocado, que é a patologização (transformação em doença) da homossexualidade?”, acrescentou.


Depois da apreciação e votação na Comissão de Direitos Humanos, o PDC 234/2011 ainda será analisado na Comissão de Seguridade Social e Família e na Comissão de Constituição e Justiça. Para a deputada Érika Kokay (PT-DF), que acredita que existe uma posição clara e já definida pela aprovação do projeto na CDHM, a matéria não deve ser aprovada em outras comissões.


“O que os obscurantistas da Câmara querem é [que a homossexualidade] seja considerada uma doença e possibilitar que o profissional possa discriminar. Essa posição da Comissão de Direitos Humanos, tenho certeza, não será referendada em outras comissões”, disse. “Nunca houve qualquer nível de cerceamento a qualquer psicólogo de atender uma pessoa em sofrimento”, acrescentou a parlamentar.


Agência Brasil


Share
Por
web

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

Gladson cancela participação em atos políticos no interior devido à fumaça

O governador Gladson Cameli (Progressistas) usou as redes sociais para comunicar que não vai participar…

20/09/2024
  • Famosos

Fabiana Justus comemora fim de novo ciclo de tratamento de câncer

Fabiana Justus comemorou com seus seguidores, nesta sexta-feira, 20, a conclusão de mais um ciclo…

20/09/2024
  • Destaque 1
  • Notícias

Carteiros deflagram primeira greve ambiental no Acre devido à poluição do ar

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos do Acre (Sintect-AC), depois de ouvir os…

20/09/2024
  • Televisão

Christiane Torloni sobre o luto: ‘A vida inteira fazendo compressas no coração’

Christiane Torloni anunciou a saída da Globo em abril deste ano, após quase 50 anos…

20/09/2024
  • Acre
  • Notícias

Tanízio “casa” R$ 50 mil em aposta com Mazinho para eleição de Sena

Após a divulgação da aposta entre duas das principais lideranças políticas do Acre em relação…

20/09/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Rondônia

Mulher é presa por cortar pênis do marido em Rondônia

Uma mulher de 48 anos foi presa nesta semana, em Cacoal (RO), após cortar o…

20/09/2024