Categories: Blog do Crica

Campanha no Juruá

Published by
Roberto Vaz

Coube ao vice-governador César Messias comandar a forte campanha para transformar os dirigentes da oposição Márcio Bittar (PSDB), Flaviano Melo (PMDB) e Sérgio Petecão (PSD), em “inimigos do Juruá”, sob a acusação de serem contra a recuperação da BR-364. As faixas espalhadas no ato de visita do ministro dos Transportes, César Borges, faziam a vinculação.


Marina II, a missão!
As faixas chamando Petecão, Bittar e Flaviano de “traidores”, repetem a campanha contra Marina Silva, carimbada de contra a 364 e que, por isso, passou tempo sem pisar no Juruá.


Outra ofensiva
Em jornal que anda sendo distribuído largamente nos municípios do Vale do Juruá, sob a responsabilidade de César Messias, o trio é mostrado como contra a conclusão da estrada.


Cria um problemão
Se o vice-governador César Messias conseguir emplacar no Juruá sua campanha que os dirigentes da oposição são contra a BR-364, pode complicar para os candidatos da oposição.   


Situações diferentes
Contra a então senadora Marina a tática funcionou. Agora tenho dúvida, os tempos são outros, existem as redes sociais, a oposição está mais organizada, mas dará um bom debate.


Opinião do povão
Durante minha passagem por Feijó perguntei se com o novo prefeito, a situação melhorou? “Pouca diferença do Merla para o Dindim, prefeito bom era o Francimar”, foi a resposta.


Explicação comercial
E sua justificativa veio com tom comercial: “com o Francimar na prefeitura dava gosto ter um comércio, corria dinheiro, a cidade era limpa que dava gosto. Espero que o Merla melhore”.


Esqueçam mudança
O PT bateu o martelo e vai mesmo com a candidatura do senador Anibal Diniz (PT) para disputar em 2014 a única vaga aberta para o Senado, esqueçam a balela que vai para o TCE.


Conquista interna
Mais que o aval PT o senador Anibal Diniz (PT), que já tem, precisa conquistar não só a simpatia da FPA, mas o engajamento, e o principal: convencer que ele ganha a eleição.


Rede sustentabilidade
É o partido com qual a deputada Marileide Serafim (PSD) já teria aberto conversa para o seu ingresso, sob alegação que a nova sigla vem  com o viés que lhe agrada, a defesa ambiental.


Olho na prefeitura
Pelo que ouvi do professor Marcelo Siqueira (PT), que foi vice na chapa de Henrique Afonso (PV), deduzi: vai tentar se viabilizar para disputar a prefeitura de Cruzeiro do Sul em 2016.


Federal descartado
A sua candidatura a deputado federal em 2014 me pareceu não ser prioridade, sua meta é ajudar na reeleição de Tião Viana e conseguir votos para o Léo Brito (PT) a federal em Cruzeiro.


Escritório aberto
Não sei baseado em que a cúpula do governo garante que o deputado federal Gladson Cameli (PP) disputará a reeleição. Abro meu escritório de apostas e cravo que ele sairá para o Senado.


Carro sem gasolina
O ex-deputado Chico Sombra reclamava a jornalistas não ser lembrado pela sua luta a favor do asfaltamento da BR-364 e do FNO. Sombra, político sem mandato é como carro sem gasolina.


Assim se resolvia
Não dá para disfarçar a relação fria do prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, e o ex-prefeito Areal. No meu tempo de garoto, assim se resolvia:
– “o mais macho cuspa no outro”.


Isso eu sei
 Não sei quais razões os afastaram, mas uma coisa eu sei: o Nilson Areal trombou com meio mundo para fazer o Mano Rufino candidato, e não fosse o seu prestígio, o Mano perderia.


Isso é com a dona marluce!
Muito comentada entre colegas a fala do deputado Jamil Asfury, em recente inauguração, quando ele disse, ser o Tião Viana “excelente esposo”. Jamil, isso é área de dona Marluce!


Homem de 1 bilhão
O diretor do DEPASA, Gildo César, é chamado com ironia nas rodas políticas de o “homem do 1 bilhão de reais”, que é o valor que terá para executar obras de infra-estrutura urbana no Acre.


Não comentáveis
Os outros comentários dos deputados, eu não publico, por ter sido num papo informal.


Duas situações
Na BR-364 para o Juruá, os trechos feitos pelo ex-governador Orleir Cameli e Eládio Cameli estão um tapete, sem buracos, o da Constran, uma obra mal feita e cheia de problemas.


Faltou fiscalização
Qual a dedução a que se chega? É que o então responsável pelos serviços nessa rodovia, Marcus Alexandre, falhou no quesito fiscalização, não há outra interpretação a se dar.


 Situação difícil
O deputado Walter Prado (PEN) é inteligente e sabe que, não tem mais clima para ele na FPA, não ser convidado a falar na sua região, na visita do Ministro César Borges, é um exemplo.


Quebrou o discurso
Com a vinda do ministro dos Transportes, César Borges, para participar de um ato pela recuperação da BR-364, em um acampamento ermo na localidade Massupira, Tião Viana quebrou o discurso de que não tem prestígio no Planalto. Não é fácil um ministro se deslocar de Brasília, e se veio, prometeu recursos para a obra, e porque foi autorizado pela Dilma.   


Por Luis Carlos Moreira Jorge


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Governo instala sala de crise para queimadas e seca no país

O governo federal instalou, nesta sexta-feira (14), uma sala de situação preventiva para tratar sobre…

14/06/2024

Dólar sobe para R$ 5,38 e emenda quarta semana de alta

Em um dia volátil no mercado financeiro, o dólar subiu após duas quedas consecutivas e…

14/06/2024

No Acre, polícia prende pré-candidato do União Brasil por patrocinar aborto de adolescente

O funcionário público Sérgio Souza, conhecido por Lola, foi preso nesta sexta-feira, 14, pela Polícia…

14/06/2024

Alan Rick articula e rodeio da ExpoAcre terá shows nacionais gratuitos

A edição 2024 da Expoacre terá dois shows nacionais gratuitos graças a articulação do senador…

14/06/2024

Socorro Neri encontra estudante autista e apresenta PL para provas adaptadas do Enem

A deputada federal Socorro Neri (PP) fez uma visita especial na tarde desta sexta-feira (14)…

14/06/2024

Gol fará voos diurnos entre Brasília e Cruzeiro do Sul em outubro, anuncia Gladson

O governador do Acre, Gladson Cameli, anunciou nesta sexta-feira (14) a volta dos voos diurnos…

14/06/2024