Ray Melo, da redação de ac24horas
[email protected]
De maneira serena e transparente o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Élson Santiago (PEN) falou de seu atual mandato, que de acordo com ele poderá ser o último, antes de sua aposentadoria. Visto como um dos homens de confiança do governador Sebastião Viana (PT), Santiago diz que só um novo desafio o manterá na política partidária.
O presidente da Aleac foi eleito sete vezes deputado estadual, estando há 26 anos no parlamento do Acre. Durante sua carreira política, Santiago ocupou vários cargos, com destaque a sua passagem pela secretaria de Indústria e Comércio, de 1991 a 1992 – e pela secretária de Agricultura no período de 1997 a 1998.
Nos bastidores políticos, o Partido Ecológico Nacional (PEN), agremiação de Élson Santiago, pleiteia a indicação do cargo de vice, na chapa majoritária da Frente Popular, em 2014. O presidente da Aleac seria um dos nomes ventilados. Questionado se entraria na briga para ser o vice-governador de Sebastião Viana, o deputado não escondeu o entusiasmo.
“Não vou brigar nem impor até porque tudo tem que sair do consenso dos partidos que defendem o projeto da Frente Popular. Costumo dizer que sou um soldado destas administrações que fazem o melhor pelo Acre. Se eu for convidado, sou obrigado a aceitar. Nosso partido não fará imposição em apresentar um nome”, diz Santiago.
Perguntado se este seria o novo desafio que o manteria na política, o presidente da Aleac não escondeu o entusiasmo. “Às vezes sinto que falta alguma coisa para minha satisfação na política. Quem sabe fazer parte do executivo poderia ser este algo a mais que está faltando. Se esta for à vontade das lideranças dos partidos da FPA, posso repensar”, enfatiza.
De maneira serena, Élson Santiago destacou que no momento, está pensando em manter o Poder Legislativo ativo e participativo nos problemas das comunidades. “Tudo acontecerá no tempo certo. Neste momento penso em conduzir a Aleac, da melhor forma possível, presente nos debates e soluções de questões de nossas cidades”, destaca.
Para o deputado, é necessário fazer uma avaliação do cenário político do Acre, dando ênfase aos projetos que deram certo, reconhecendo as ações que fracassaram e traçando novas metas para as futuras administrações do grupo políticos que faz parte. “Precisamos debater os avanços que foram muitos, mas precisamos ter humildade para reconhecer os pequenos tropeços, além de traçar novas metas e projetos de desenvolvimento para o Acre. Só assim, poderemos continuar contribuindo com o crescimento do Acre”, afirma.
Élson Santiago informou que a meta de sua gestão na Aleac será aproximar o Poder Legislativo das cidades do interior. “Nesta semana teremos uma sessão ordinária no município de Acrelândia, com votação de projetos e acolhimento de demandas populares na cidade do interior. A aproximação do Poder Legislativo, do povo e das comunidades é um sonho que acalento com carinho. O poder emana do povo e precisa caminhas com o povo”, finaliza.