Menu

Pesquisar
Close this search box.

Marcus Viana usa estrutura da Polícia Militar para cumprir promessa de campanha

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

PMJairo Barbosa – [email protected]
Foto: Altino Machado


No plano de governo apresentado pelo prefeito de Rio Branco, Marcus Viana (PT) durante a campanha eleitoral de 2012, um capítulo inteiro foi reservado para a promessa de criação da Guarda Municipal, que previa a criação de duzentos e quarenta postos de trabalho.

Anúncio


A Guarda Municipal, segundo o plano,  ficará responsável por zelar o patrimônio público, além dos parques e jardins da cidade. No próximo dia 1º de maio, a promessa será cumprida, mas o prefeito vai usar toda a estrutura da Polícia Militar para quitar a dívida.


Por meio de um convênio assinado no último dia 19 entre a Prefeitura de Rio Branco e o Comando da PMAC, foi criada a Guarda Municipal, que será composta exclusivamente por policiais militares. Trinta policiais dos cinco batalhões da capital foram selecionados para integrarem o novo pelotão e somente irão atuar em favor do município, quando estiverem fora da escala de serviço dos quarteis a que pertencem, ou seja, será um “bico “ legalizado.


O chefe do Gabinete Militar da prefeitura de Rio Branco, Major Cleudo dos Santos Maciel, explicou que a Guarda Municipal será paga com recursos na ordem de R$ 100 mil mensais, repassados pela prefeitura ao Comando da PM, e destinado aos militares por meio do banco de horas.


“Os policiais ao invés de fazerem bico, vão trabalhar fardados. O policiamento municipal é uma modalidade de polícia que tem como fundamento a polícia comunitária”, esclareceu.


Oficialmente o convenio ainda não está valendo, mas desde 5 de janeiro deste ano, policiais foram destacados para a Guarda e se dizem “rebaixados” á modalidade prometida pelo prefeito.


O presidente da Associação dos Militares do Acre, sargento Isaque Ximenes disse que por um lado o convenio vai trazer beneficio principalmente para aqueles policiais que já trabalham nos horários de folga, mas criticou a medida ao enfatizar que o remanejamento dos militares para a Guarda, vai atrasar a abertura de novos postos de trabalho.


Com a Guarda Municipal, o prefeito Marcus Viana cumpre genericamente uma promessa de campanha, porque no plano de governo, está prevista a contratação e formação de duzentos e quarenta guardas municipais.


 


 


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido