A 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Rio Branco indeferiu, na última quinta-feira (18), o pedido para anular concurso público em andamento no Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC), visando ao provimento de 150 vagas de analista, além de formação de cadastro de reserva. A Defensoria Pública ajuizou uma ação civil pública, com pedido de liminar, em face do MP/AC e da Fundação Escola Superior do Estado do Rio Grande do Sul (FMP), objetivando o cancelamento do certame.
Em sua decisão, o juiz Anastácio Lima de Menezes Filho argumenta que para fins de concessão de medida liminar são necessárias relevância da fundamentação e possibilidade de ineficácia da medida, caso seja apenas ao final concedida, o que, segundo ele, não se aplicam no caso em questão.
O magistrado também considerou que erros de impressão verificados na prova objetiva dos candidatos de comunicação social não configuram motivo para suspensão do certame. “Assim considerado, determinar a suspensão do certame única e exclusivamente por conta de um fato isolado prontamente reconhecido e solucionado pela própria administração configuraria uma severa ofensa aos princípios administrativos da impessoalidade, da eficiência, da razoabilidade e da proporcionalidade, aliados aos princípios da isonomia e da boa-fé objetiva dos candidatos (…)”, diz o juiz.
Sobre a contratação da FMP como organizadora, o magistrado considera que não existe qualquer incompatibilidade na realização por parte da Fundação por esta também oferecer cursos preparatórios. “Assim considerado, não é possível vislumbrar, ao menos em sede de cognição sumária, nenhum vício que possa justificar a suspensão do concurso público em questão, motivo pelo qual indefiro o pedido de natureza cautelar formulado”.
A Administração Superior do MP/AC informou que, com a decisão, o certame seguirá normalmente. O resultado da prova objetiva e da redação já foi divulgado, mas o resultado final ainda será anunciado. O concurso tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período.
Qual o legado político oferecido por Flaviano Melo? Primeiro, é preciso fazer algumas delimitações quase…
Por Roberto Vaz Procurar entender a morte é como pedir para ficar louco. Já nascemos…
Governo do Acre tem 39 obras em execução custeadas por emendas parlamentares Das centenas de…
Uma imagem foi registrada pelo videomaker Kennedy Santos, do ac24horas, no centro de Rio Branco…
O time de futebol sub-20 do Flamengo foi recebido com festa pela torcida no aeroporto…
Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio 2.799 da Mega-Sena, realizado neste sábado, 23. As…