Menu

Paraíso dos ratos

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Com quatro meses sem coleta de lixo, Capixaba merece o nome de “Paraíso dos Ratos”, que fazem a festa no lixão em que se transformou a cidade. Sem falar nos buracos e o matagal nas ruas. Que o ex-prefeito Joais (PT) foi um desastre se sabe. Não é desculpa! O prefeito Vareda (PCdoB) tinha no palanque a vara mágica milagrosa para resolver os problemas do município.


Não vai resolver
E não é tratando mal os servidores com o tradicional mau humor que vai resolver o problema.


Acabou a desculpa
Já estamos virando quatro meses desde que os prefeitos assumiram, tempo suficiente para se ter uma idéia de quem fará uma boa gestão e quem passará o mandato capinando sentado.


Pega em cheio
O projeto aprovado que veta aos novos partidos sem representação na Câmara Federal o acesso ao Fundo Partidário e limita o tempo de TV, atinge a Rede Sustentabilidade da Marina.


Marina, o alvo
O projeto foi gestado no PT e PMDB para brecar espaços à sua candidatura à presidência


Projeto benéfico
Não é o caso do partido em criação da Marina Silva, mas o projeto é benéfico por frear o surgimento de partidos nanicos pasteiros, usados pelos criadores para barganhas políticas.


Baú de negócios
Partido que não tem deputado estadual, deputado federal, não é partido, é baú de negócio.


Tomou gosto
O senador Anibal Diniz (PT) assumiu a candidatura à reeleição, posição decidida na cúpula do PT e tem dito em suas falas que, quanto mais faz política mais sente vontade de fazer política.


Assunto superado
Ontem, o senador Anibal Diniz (PT) me disse que, em relação ao PT a sua candidatura à reeleição está sacramentada e irá agora conversar com os demais partidos da FPA.


Fora de cena
Quem saiu de cena após a derrota para a prefeitura da Capital foi o Tião Bocalon (PSDB), que além de perder uma eleição que considerava ganha, perdeu o comando regional do PSDB.


Candidato a federal
Bocalon (PSDB) deve ser um dos candidatos da oposição a uma vaga para a Câmara Federal.


Peso negativo
O deputado Werles Rocha (PSDB) tem uma avaliação da derrota do Bocalon que, faz sentido:  não ter se preparado para os debates na TV, nos quais saiu mal e foi negativo no eleitorado.


Algo em comum
O PPS e o PMN, que devem se fundir numa única sigla nos próximos dias, no Acre, já tinham algo em comum: não ter um deputado federal, um estadual e nenhum vereador na Capital.


Bem mais tempo
Léo Brito (PT), primeiro suplente de deputado federal, terá na eleição de 2014, mais chance de eleger-se que na eleição passada, agora com mais tempo de estruturar a sua campanha.


Dificuldade clara
É clara a dificuldade da oposição em montar uma chapa com pelo menos dez candidatos (o ideal) para deputado federal, só tem Flaviano Melo, Antonia Lúcia, Márcia Bittar e Bocalon.


Risco calculado
Com apenas esses nomes fica muito difícil elegerem mais que três deputados federais.


 Argumento forte
Conversei ontem com importante figura da oposição sobre 2014, e me disse ser uma avaliação errada crer na candidatura de Petecão (PSD), por Fernando Lage (PEN), ser o seu suplente.


Como vai ser?
Ele insistiu no argumento, e indagou:
– Digamos que o Petecão se eleja governador… vamos dar quatro anos de mandato para o suplente Fernando Lage, do PEN, que um aliado do PT?


Chapa certa
Para essa fonte a chapa que vai chegar em 2014 para enfrentar o PT será Márcio Bittar (PSDB) para governador e Gladson Cameli (PP) senador, e que Sérgio Petecão esperará a reeleição.


Apoio do PMDB
Essa provável chapa terá o aval do deputado federal Flaviano Melo (PMDB), que indicará o vice.


Uma leve pergunta
Já combinaram tudo isso com o Sérgio Petecão? Que pelo que me consta esse argumento do Fernando Lage não é o suficiente para convencê-lo a abrir para Márcio Bittar ser o candidato.


Virando brincadeira
A mesa diretora tem que tomar uma posição e acabar com essa enxurrada de sessão solene toda quinta-feira para prestigiar, papagaio, periquito e curica, plenário é lugar de debates.


Rotina enfadonha
Ontem, a xaropada se repetiu e se fez uma “sessão solene” para apresentar o senador Anibal Diniz (PT) como “pai das empregadas domésticas”. Que façam isso lá na plenária do PT.


Quem tem xereca que guarde
Foi preciso forte articulação em Brasília para impedir que o governador Tião Viana fosse depor na “CPI do Tráfico de Mulheres”, para explicar por que, no Acre, menores de 11, 12, anos são engravidadas. Quem queria a exposição política era a deputada federal Antonia Lúcia (PSC). O que o Tião tem a ver com quem engravida?. A função de governador não é proteger as xerecas.


Por Luis Carlos Moreira Jorge


 


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.