Menu

Coordenação dos Juizados Especiais vai implantar novo modelo de gestão

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

“Iremos colocar os Juizados Especiais do Acre entre os melhores do Brasil”. A frase é da desembargadora Cezarinete Angelim e revela o intuito de garantir aos cidadãos do Estado uma melhor prestação dos serviços judiciais e um julgamento mais rápido de seus processos.

Para isso, a magistrada já vem adotando uma série de medidas a curto e médio prazo. A primeira delas foi uma reunião estratégica ocorrida neste mês de abril com todos os juízes que integram o sistema de Juizados, no sentido de melhorar a estrutura, as rotinas de trabalho e, sobretudo, o atendimento à população.

Anúncio

A desembargadora também citou medidas de modernização que serão implantadas a médio prazo, como uma ferramenta que permita às pessoas ingressarem com ações de suas casas e o uso de intimações online.

Outra medida importante é a realização de uma semana dedicada especialmente aos mutirões de audiências de conciliação, que ocorrerão entre os dias 24 e 28 de junho deste ano.

Aproximadamente 65% das ações judiciais civis no País discutem valores que não chegam a R$ 1 mil, mas cada processo custa, em média, R$ 1,3 mil aos cofres públicos.

Por essa razão, é preciso expandir a cultura da conciliação no Brasil e fazer com que as pessoas entendam que os conflitos podem ser resolvidos de forma mais rápida, por meio de métodos alternativos na solução de conflitos.

De acordo com a desembargadora, “é preciso atingir o ser humano e abordá-lo na sua integralidade”, o que é possível por meio da cultura do acordo – em que as partes se entendem e, juntas, constroem uma solução para seus litígios/disputas judiciais.

Cezarinete Angelim fez questão de convidar todas as pessoas para participar dessa atividade. “Quem tiver processos nos Juizados pode comparecer no local e dizer que tem interesse em participar dessa semana da conciliação. Basta manifestar esse interesse e o seu processo entrará na pauta”, afirmou.

A coordenadora dos Juizados também ressaltou que pretende humanizar o sistema e aproximá-lo da sociedade. “Não podemos nos encastelar, nos colocar em posição superior à dos cidadãos. Precisamos estar próximos de quem tem sede e fome de Justiça. E isso é algo que só conseguiremos se trabalharmos juntos (magistrados e servidores) com o mesmo propósito de servir bem nossa sociedade”, assinalou a desembargadora.

Viagem a Brasília

Na semana passada, Cezarinete Angelim esteve em Brasília para conhecer o Sistema de Juizados do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDF), bem como o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc).

Ela foi recebida desembargador Sérgio Bittencourt (1º vice-presidente) e pelo desembargador Romeu Neiva (2º vice-presidente) do TJDF. Os magistrados apresentaram à coordenadora toda a estrutura, mecanismos e técnicas utilizados pelos Juizados locais.

A magistrada participou de workshop, por meio do qual teve acesso a dados, rotinas, fluxos, números, informações, planilhas e projetos adotados por essas unidades judiciárias, que já foram premiadas como das mais eficientes do Brasil.

A partir da visita, Cezarinete Angelim pôde apreender uma nova forma de trabalho que deverá ser adotada nos Juizados do Acre. “Iremos implementar um novo modelo de gestão, mais moderno, com a uniformização de procedimentos, treinamento e capacitação de magistrados e servidores, melhoria do setor de atermação (triagem)”, explicou.

AGÊNCIA TJAC

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.