Ray Melo, da redação de ac24horas
[email protected]
O Acre está na quinta colocação entres os estados que mais desperdiçam água tratada. Os dados são de um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil. O levantamento revela que quase 40% da água tratada no Brasil é desperdiçada. O líquido precioso está sendo literalmente indo para o ralo diante dos vários problemas detectados desde a capitação até a distribuição.
Segundo os dados apresentados pelo Instituto Trata Brasil, as ligações clandestinas, vazamentos na rede e as obras mal executadas estariam entre os principais problemas no Acre. A rede de abastecimento de água estaria gerando perdas consideráveis. O estudo mostra quem em cada 100L só 60L chegam às residências dos consumidores.
O estudo revela ainda, que a ineficiência na distribuição de água aumenta consideravelmente o custo do produto pago pelos consumidores.
Vários investimentos foram anunciados em estações de tratamento de água no Acre. Os consumidores procuram diariamente órgãos de proteção para denunciar cobranças abusivas que poderiam ser evitadas com serviço eficiente.
Na classificação dos estados que mais desperdiçam água tratada, o Amapá ocupa a 1ª colocação; Alagoas ocupa a 2ª colocação; Roraima ocupa a 3ª colocação; Maranhão ocupa a 4ª colocação e o Acre aparece na 5ª colocação, com participação na produção nacional de água em 0,39%. A média de perdas de faturamento é de 62,78%.
Segundo os números do Instituto Trata Brasil, a receita operacional direta de água no Acre é de (R$mil/ano): 23.472 – o aumento na receita se reduzir em 10% as perdas (R$mil/ano): 3.958. Os dados utilizados são de 2010, que são os números oficiais mais recentes, e se baseiam em números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério das Cidades.
Veja documento:
http://www.tratabrasil.org.br/datafiles/uploads/perdas-de-agua/estudo-completo.pdf