Menu

Vendas no varejo registram leve queda em fevereiro

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O volume de vendas do varejo teve redução de 0,4% em fevereiro, enquanto a receita nominal do comércio cresceu 0,6%, informou hoje (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As variações foram registradas na comparação dos resultados com os de janeiro deste ano, com ajustes sazonais.


Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve queda de 0,2% no volume de vendas, o que não impediu o crescimento de 2,9% do primeiro bimestre de 2013 frente ao mesmo período de 2012. Já o resultado acumulado nos últimos doze meses é 7,4% maior que o do período anterior.

Publicidade

A comparação entre fevereiro de 2013 e o mesmo mês de 2012 traz um aumento ainda maior da receita nominal, de 7,6%. O primeiro bimestre do ano acumula 10,1% de crescimento, e os últimos doze meses, alta de 11,8%.


O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%) foi o que mais caiu frente ao volume de vendas de fevereiro de 2012, seguido por móveis e eletrodomésticos (-1%), combustíveis e lubrificantes (-1%) e tecidos, vestuário e calçados (-1%). Apresentaram variações positivas: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,3%); livros, jornais, revistas e papelaria (6,9%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (6,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,3%).


A explicação dada pelo IBGE para a primeira queda nesse tipo de comparação, desde novembro de 2004, no setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo foi a forte base de comparação, já que em fevereiro de 2012, houve alta de 13,3% sobre o segundo mês de 2011, por conta do aumento do salário mínimo em 14,13%. Outro motivo é a alta dos preços, considerada muito acima da média. Mesmo assim, o setor acumula alta de 0,6% no ano.


Já no setor de móveis e eletrodomésticos, a queda pode ser atribuída à reposição gradual do IPI para a linha branca. Foi a primeira vez, desde junho de 2009, que o volume de vendas caiu na comparação com o mesmo mês do ano anterior.


O varejo ampliado, que inclui também os setores veículos, motos, partes e peças e material de construção, além dos oito do varejo, apresentou comportamento semelhante, com queda de 0,7% no volume de vendas e alta de 0,5% na receita nominal ante janeiro. Já na comparação com fevereiro de 2012, houve alta de 1,2% no volume de vendas e de 5,5% da receita nominal.


O setor de veículos, motos, partes e peças teve queda de 1,7% frente a janeiro, pela redução dos estoques com IPI reduzido, que causou alta dos preços. Frente ao ano anterior, houve aumento de 3,2%.


Agência Brasil


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido