Inaugurado nesta quinta-feira, 11, o silo graneleiro localizada na rodovia BR 317, quilômetro 80, municipio de Capixaba. Nos últimos doze anos, o governo do Estado construiu dois silos graneleiros – um em Rio Branco e um em Capixaba. Outro está sendo construído no município de Acrelândia. Também reformou e ampliou outros três – um em Senador Guiomard, outro em Plácido de Castro e mais um em Brasiléia. Esses silos estão sendo usados para a estocagem e secagem dos grãos produzidos pelo setor agrícola.
Com ampliação e novas construções de silos para secagem e armazenagem de grãos, o Acre está preparado para atender a demanda prevista para os próximos anos, tendo em vista que a produção de grãos vem dando um salto com os investimentos feitos pelo governo e pelo setor privado. Os recursos são oriundos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no valor de mais de R$ 12,4 milhões.
Segundo o secretário de Produção, Lourival Marques Filho, o silo faz a recepção do grão, a pré-limpeza, limpeza, secagem e armazenamento, além de oferecer a opção de entregar o produto ensacado. “O governador Tião Viana tem investido muito no setor produtivo do Estado. Adquiriu máquinas e equipamentos que permitiu que cada municipio do Estado tenha o necessário para levar ao produtor rural a mecanização. Não poderia deixar de investir também na assistência técnica, na ampliação de unidades armazenadoras e beneficiadoras”, explicou. Ainda segundo o secretário a tecnologia empregada segue o mesmo padrão tecnológico de outras regiões do Brasil.
Sem o silo, os produtores transportavam os grãos para Senador Guiomard pagando pelo transporte e encarecendo o preço final do produto. Um dos beneficiados com esses investimentos é o produtor Valdir de Oliveira Medeiros, do Projeto de Assentamento São Gabriel, que deve iniciar a colheita de 18 hectares de milho que plantou em sua propriedade ainda este mês e explica que com o silo seu custo de produção vai reduzir consideravelmente. “Antes tinha que levar o milho para Senador Guiomard. Agora tá na porta de casa. Sem contar que agora a gente tem um produto melhor, mais limpo e mais valorizado”, disse.
A partir desta semana, a cooperativa Cooperbem passa a comandar a gestão do silo graneleiro que continua servindo a todos os produtores que necessitarem utilizar a estrutura para secagem e armazenamento de grãos. O governador Tião Viana assinou o termo de gestão compartilhada com a cooperativa do município. Raimundo Pinto, presidente da Cooperbem, disse que “nosso pessoal está sendo capacitado para enfrentar este desafio que é gerenciar um negócio que é de extrema importância para todos os produtores da região”.
“Havendo produção tem como existir indústrias para beneficiar o que é produzido. Aqui nós veremos o surgimento de uma nova classe média rural, e esses investimentos consolidam o nosso compromisso com um Acre que produz e se esforça”, disse o governador Tião Viana. O resultado dos investimentos no setor produtivo nos últimos 12 anos é refletido nas unidades armazenadoras, que em 2011 beneficiaram e armazenaram 84.136 toneladas de milho. Já a capacidade dos silos que estão em funcionamento é de 161 mil sacas de grãos de milho, que somada à capacidade do que está em construção na BR-364, em Acrelândia, e mais este em Capixaba, vão chegar a 498 mil sacas.
Aryana Medeiros, moradora de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, viralizou ao expor a traição…
Um bicho-preguiça foi resgatado no meio da BR-364, em Rio Branco, pelo cidadão Alisson Braga.…
Na Câmara Municipal de Tarauacá, os vereadores derrubaram, na sessão de sexta-feira, 27, o veto…
O apresentador Otávio Mesquita sofreu um assalto à mão armada na região do Morumbi, em…
A família do médico José Maria Ribeiro, 61 anos, informou que seu sepultamento será realizado…
A organização do Réveillon Revolucion, festa de virada de ano que aconteceria no Afa Jardim,…