Categories: Acre

No lugar de Galvez

Published by
web

O Jornalista Reinaldo Azevedo, um dos principais analistas políticos da Revista Veja, postou em seu blog na tarde desta quinta-feira, 11, seu comentário sobre o caso do policial militar Isaías Brito Brandão que ao comentar postagem do governador Sebastião Viana no facebook, foi mandado para a cadeia.


Confira na integra:



TIÃO VIANA, O PETISTA, É O NOVO IMPERADOR DO ACRE! SE ELE SE IRRITA, MANDA PRENDER! Ou: Sobre puxar o saco e cortar o próprio


Galvez não é mais o imperador do Acre. O governador Tião Viana, do PT, deixou no chinelo dom Luiz Galvez Rodrigues de Ária. Agora há uma nova majestade no estado: Viana!


O governador gosta de participar das redes sociais — mas sem perder a autoridade, é claro! Ele postou um comentário no Facebook sobre o repasse de verbas federais para o estado — estava puxando o saco de Dilma, é isso! —, e o sargento Isaías Brito Brandão fez o seguinte comentário, considerado ofensivo:
“Eu quero ver o senhor cumprir a promessa de asfaltar todas as ruas do Estado até 2014”.


Teve a prisão decretada. Vai ficar cinco dias no xilindró.


A grave ofensa cometida pelo sargento foi esta: Viana anunciou que tinha dinheiro, e ele, então, fez votos de que o endinheirado cumprisse uma promessa. A história está relatada na Folha.


Na terra de Tião Viana — que tem o apoio incondicional de Marina Silva —, isso não pode, não! É ofensa! Os petistas são muito ciosos de sua autoridade. Em 2008, em São Paulo, deram apoio a uma greve da Polícia Civil; estimularam uma espécie de cerco ao Palácio dos Bandeirantes. E ainda acusaram o governo do estado de truculento. Já o petista Viana, como se vê, não precisa de muito para mandar prender…


Para todos os efeitos, a decisão foi do comando da PM, e Viana não teve nada com isso. Claro, claro… Mas também não mandou soltar o sargento por tão grave ofensa.


Frequentador da rede
Tião Viana gosta da rede. Em 20 de setembro de 2011, o senador Sérgio Oliveira da Cunha (PMN-AC), conhecido como Sérgio Petecão, acusou-o de persegui-lo e chegou a pedir proteção policial. No dia 16 daquele mês, o governador assim se referia no Twitter a seu desafeto: “@tiao_viana: Covarde e desonesto a (sic) ataque patrocinado pelo Senador Petecão, Deputado Rocha e companhia contra a honra de Jorge Viana…usaram dinheiro…”. “Jorge” é o senador petista, irmão do Tião. É uma família unida.


Puxando o saco e cortando o próprio saco
O Imperador do Acre não distingue bem as fronteiras entre o público e o privado. Um manual distribuído a assessores do governo manda retuitar as mensagens do governador. No dia 13 de janeiros de 2012, informava (em vermelho) o Globo Online:


Um manual distribuído a assessores do governo do Acre manda os funcionários retuitarem o que o governador Tião Viana (PT) postar no microblog. Nomeado “Orientação para uso institucional das redes sociais pelas Assessorias de Governo” e elaborado pela Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), o manual tem 4 páginas e 42 “mandamentos”, entre eles o de número 21, que diz “Dê RT no @tiao_viana”.


No Acre, alguns subordinados costumam seguir à risca os pedidos do governador. Nesta semana, o lançamento de um programa de planejamento familiar virou motivo de piada no estado. Na ocasião, o governador e médico Tião Viana (PT), pai de três filhos, discursou dizendo que optou pela vasectomia e incentivou os homens acreanos a fazerem o mesmo. O pedido foi acatado prontamente por pelo menos três assessores, que se submeteram ao procedimento nos últimos dias, segundo a imprensa local. No Twitter, um dos assessores ganhou fama de “puxa-saco”. O blogueiro Altino Machado foi além, dizendo que “no Acre, não basta puxar saco. É necessário cortar o próprio saco”.


Voltei
Como se vê, no Acre de Tião Viana, não há joia da Coroa da qual o governador não possa dispor. Um governador de qualquer outro partido que agisse desse modo seria impiedosamente espancado nas redes sociais. Mas quê.. Viana passará incólume. Ele deve ser favorável ao casamento gay, e essa é hoje a única clivagem que interessa ao Brasil…


Ao sair da cadeia, o sargento poderia fazer o oposto para ver no que dá: “Espero que o senhor não cumpra as suas promessas”. Pela lógica, um comentário assim poderia render uma promoção.


Por Reinaldo Azevedo


Share
Published by
web

Recent Posts

São Paulo bate Cruzeiro com gols relâmpagos e entra no G4 do Brasileirão

Com um gol no início de cada tempo e com um homem a mais desde…

02/06/2024

Motorista embriagado invade loja e dá prejuízo de R$ 12 mil

Um carro invadiu uma loja de material de construção localizada na Vila Assis Brasil, próximo…

02/06/2024

Gladson sinaliza permanência em definitivo de delegado Marcos Frank no Iapen

Após a exoneração do policial penal Alexandre Nascimento, o governador Gladson Cameli (PP) reuniu-se neste…

02/06/2024

Briga generalizada é registrada em Brasiléia neste domingo

Na madrugada deste domingo (2), uma confusão generalizada foi registrada na Rua João Jovino de…

02/06/2024

Atlético-MG e Bahia empatam em jogo de golaços na Arena pelo Brasileirão

Neste domingo (2), em jogo pela 7ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG empatou em…

02/06/2024

Segue o líder…

02/06/2024