Menu

Polícia prende ‘vovô do tráfico’ transportando quase 10 Kg de cocaína

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

image[3]A Polícia Civil de Xapuri, distante 180 quilômetros de Rio Branco, prendeu em flagrante no final da tarde desta quarta-feira, 10, o barqueiro José Araújo Gomes, 61, que viajava sozinho com destino a capital acreana. O idoso transportava um carregamento de 9,5 quilos de cocaína pura, em um saco plástico, sem nenhum tipo de camuflagem.


 Preso, o idoso que ficou conhecido na cidade como ‘vovô do tráfico’, foi conduzido à delegacia geral de Xapuri, onde aguardará os procedimentos de praxe até ser encaminhado à penitenciária estadual de Rio Branco. O acusado afirmou aos investigadores que essa era a primeira vez que fazia o percurso entre a fronteira e a capital, transportando entorpecentes.
Na bagagem, além da droga, José Araújo Gomes também transportava sardinhas em lata, farinha e bolachas. O acusado seguia pelo Rio Acre, em uma pequena canoa, dessas que são usadas no dia-a-dia dos ribeirinhos acreanos. A embarcação foi abordada por uma equipe de investigadores da Polícia Civil de Xapuri quando se aproximava da cidade.

Publicidade

Para fazer a apreensão da droga, os policiais utilizaram uma catraia, embarcação usada na travessia de moradores entre os dois lados da cidade. Essa é a primeira vez que a Polícia Civil de Xapuri flagra a passagem de drogas ilícitas pelo rio, comumente usado por contrabandistas de bebidas e cigarros.
O policial Eurico Feitosa, que comandou a ação que resultou na apreensão da droga, afirmou que os traficantes estão usando caminhos diversificados para fazer chegar ou passar com a droga por Xapuri. De acordo com ele, a Polícia Civil no município está se antecipando a muitos tipos de ação dessa natureza.
O promotor de justiça de Xapuri, Bernardo Albano, ressaltou nesta quarta-feira, que o combate às drogas é um trabalho que não pode arrefecer diante das dificuldades e das muitas maneiras que os criminosos utilizam para se manter em ação. Segundo ele, combater o tráfico não é enxugar gelo, como se acostumou a dizer.


O secretário de Polícia Civil do Acre, Emylson Farias, também se manifestou nesta semana sobre a incidência do tráfico de drogas em Xapuri. “Nós estamos atentos a essa realidade e não podemos fazer outra coisa senão promovermos o enfrentamento sem trégua dessa situação”.
Nos últimos quatro meses, a Polícia Civil de Xapuri tirou de circulação nada menos que nove traficantes considerados como de importante participação no tráfico de drogas praticado no município, que tem nessa categoria de crime o seu maior problema de segurança pública na atualidade.
Raimari Cardoso

INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido