Menu

Sem-teto da invasão Novo Cruzeiro realizam manifesto em frente à Casa Rosada

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Gleydison Meireles – da redação do ac24horas
ggreyck@gmail.com


Buscando uma solução para falta de moradia, um grupo de sem-teto da invasão Novo Cruzeiro, com mais de duzentas pessoas realizam manifesto, na manhã desta quarta-feira (10), em frente à Casa Rosada, onde funciona o escritório do atual governo do Acre.

Publicidade

Os manifestantes protestam contra uma ação de desocupação de área invadida movida pelo governo do Estado. Há quase dois anos cerca de 150 famílias invadiram uma área de terra localizada na região do bairro Alto Alegre, na estrada AC-10, mas na ultima semana receberam uma ordem judicial estipulando um prazo de 15 dias para desocuparem o local.


Na manhã de ontem (9), os manifestantes bloquearam por algumas horas a estrada de Porto Acre (AC-10) em protesto ao mandado de reintegração de posse da área, expedido pela Justiça, como a manifestação não surtiu o efeito esperado, nesta manhã os invasores resolveram radicalizar e bloquearam parte da Avenida Brasil, e realizaram um piquete em frente ao escritório do Governo acreano.


Segundo o presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), Jocivan dos Santos, a área que está sendo ocupada desde o ano passado e as 150 famílias que estão no local não tem moradia própria e nem foram incluídos nos programas de moradia do Poder Público.


Santos disse também que a intenção dos invasores é sensibilizar o governo estadual a desistir da ação de reintegração de posse.


“A nossa intenção é levar ao conhecimento do governador o drama que estas 150 famílias estão passando, mais de 80% dos moradores não tem renda fixa, muitos sobrevivem de bicos e não foram inseridos nos programas habitacionais, queremos que o Sebastião Viana tenha a sensibilidade e desista dessa ação judicial ou que apresente garantias concretas de que essas famílias terão moradia digna”, explicou o presidente do CDDH.


A história dos manifestantes são bem parecidas, a maior parte deles moravam de favor na casa de parentes ou em áreas de risco, como é o caso do autônomo Antonio Carlos Pinheiro, que morava na casa dos pais viu na invasão do local a oportunidade de um lar para ele, esposa e filhos.


“É muito humilhante para um pai de família não poder dar um lar aos seus filhos, vivi por alguns anos de favor na casa dos meus pais, mas sempre tive o sonho de ter minha própria moradia e quando surge uma oportunidade de realizar esse sonho vem os poderosos e nos tira esse direito”, desabafou o sem-teto.


PM_casa


Intimidação e apreensão do carro de som


Durante o manifesto dezenas de policiais militares realizaram um cordão de isolamento enquanto os assessores do governo e integrantes da escolta pessoal do governador tentavam persuadir os manifestantes a desistirem do protesto, como os sem-tetos estavam irredutíveis os seguranças de Sebastião Viana começaram a intimidar os moradores com filmagens e fotos. Até o carro de som que os manifestantes usariam no protesto foi apreendido pela Polícia Militar.

Publicidade

Programa habitacional acreano apresenta graves problemas


Os programas habitacionais empregados no Acre pelo governo Estadual em parceria com o governo Federal têm apresentado graves problemas. No último domingo o drama dos moradores dos residenciais construídos em Rio Branco, bem como a pobreza e miséria de famílias que moram em áreas de risco e invasões na capital, e que ainda sonha com uma moradia digna foi apresentada no ac24horas na reportagem produzida pelo jornalista Jairo Carioca, intitulada “As novas favelas da política habitacional de Sebastião Viana”.


 


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido