Menu

Novo Cruzeiro: Manifestantes são ameaçados e decidem acabar com protesto pacífico

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

PM_manifestantes


Gleydison Meireles – da redação do ac24horas
ggreyck@gmail.com

Publicidade

Acabou por volta das 14 horas o manifesto dos sem-tetos da invasão Novo Cruzeiro que, na manhã desta quarta-feira (10), protestavam em frente a Casa Rosada, local onde funciona o escritório do governador do Acre, Sebastião Viana (PT-AC).


Os manifestantes, que protestavam contra uma decisão judicial de reintegração de posse a pedido do governo Estadual, não conseguiram negociar com a equipe do governo e tivera que desfazer o movimento após ameaças da chefe do Gabinete Militar, coronel Francisca Margarete de Oliveira Melo.


Os sem-tetos chegaram à Casa Rosada por volta das 9h00 da manhã de hoje e logo tomaram parte da Avenida Brasil. Eles exigiam uma audiência com a equipe de governo, que segundo eles, a mais de um ano vem enganando as 150 famílias que invadiram a área de terra localizada no Bairro Alto Alegre, rodovia AC-10.


Por mais de uma hora assessores de Sebastião Viana e integrantes da escolta policial do chefe do executivo tentavam convencer os manifestantes a desfazer o protesto com a desculpa que só iriam negociar com o fim do movimento. Os manifestantes se recusaram e o clima ficou tenso.


Pm_margaCentenas de homens, mulheres, crianças e idosos gritavam palavras de ordem e exigiam um posicionamento do governador, que ao invés de atender a comissão dos manifestantes ordenou que a Policia Militar reforçasse a segurança do local, com a desculpa de que os manifestantes poderiam invadir seu gabinete. Passava das 12h00 quando militares do Grupamento de Choque do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) chegaram a Casa Rosada a pedido de Sebastião Viana.


Como os manifestantes estavam decididos a não recuar do manifesto o governador ordenou que a chefe do Gabinete Militar, coronel Francisca Margarete desse o ultimato aos manifestantes. Sem meias palavras a militar estipulou um prazo de dois minutos aos manifestantes para que estes acabassem com o manifesto, caso contrario os militares do grupamento de choque iram tirá-los a força do local.


“Vocês tem dois minutos para desocuparem parte da via e a calçada do gabinete, sem não saírem o BOPE – Força especial – vai tirar”, disse a coronel.


“O que está acontecendo aqui é um absurdo, uma humilhação e uma total falta de respeito com essas famílias. O movimento é pacífico e reivindica o direito a moradia, que é garantido pela Constituição Federal; não somos bandidos para recebermos um tratamento desses”, disse Jocivan Santos, presidente do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH).


Diante das ameaças de serem retirados da via pública a base de balas de borracha e bombas de efeito moral e spray de pimenta os manifestantes decidiram deixar o local e buscar novas alternativas para o impasse.


 

Publicidade

 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido