“É com as pedras que me jogam que vou construindo estas obras. Tenho driblado todas
as dificuldades e alcançando meu maior objetivo que é ajudar o povo de minha cidade”
Ray Melo, da redação de ac24horas
raymelo@ac24horas.com
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB) inaugurou na segunda-feira (8), no prédio Samambaia, a primeira escola municipal de informática do Acre. O empreendimento idealizado por Sales levou o nome do professor e ex-deputado federal, Nosser Almeida Tobu.
O empreendimento conta com sede própria e atenderá com um quadro de professores fixo, aprovados em concurso público realizado pela prefeitura de Cruzeiro do Sul. O primeiro curso oferecido pela Escola Nosser Almeida Tobu será de iniciação a informática.
A escola foi planejada para receber 360 estudantes. Diante da grande procura pelas matrículas, o projeto foi alterado. As primeiras turmas formarão 720 alunos. A iniciativa pioneira funcionará em três turnos, atendendo estudantes de diversas faixas etárias.
“Esta é uma escola desafiadora, já que não existe um projeto ousado como este no Acre. Tudo de forma gratuita. Não é um projeto do prefeito ou do secretário. O dono deste projeto é o povo, que soube escolher um gestor com a sensibilidade de Vagner Sales”, diz Galvão.
Segundo o secretário de educação, “80 máquinas de última geração foram adquiridas para esta escola de informática com caráter cidadão, que tem o objetivo de erradicar o analfabetismo digital no município de Cruzeiro do Sul”, enfatiza Ivo Galvão.
O evento contou com a participação do filho do ex-deputado Nosser Almeida, o administrador Luis Claudio Tobu. Professores que trabalharam com o parlamentar que deu nome a escola destacaram o papel do homenageado na educação pública do município.
O prefeito Vagner Sales falou das críticas que receber de seus adversários políticos, na área de educação. “É com as pedras que me jogam que vou construindo estas obras. Tenho driblado todas as dificuldades e alcançando meu maior objetivo que é ajudar o povo de minha cidade”.
Segundo Sales, ele ao trabalhar pela educação, estaria realizando o sonho de seus pais, que saíram de um seringal no Vale do Juruá, com a intenção de educar seus sete filhos. “Meus pais não conseguiram realizar o sonho de formar todos os filhos, por isso, quero realizar o sonho dos pais cruzeirenses”.
Trilhando os caminhos de seu avô
“Cheguei à cidade com 14 anos, com um foco definido em estudar e poder ajudar a população desta cidade que acolheu meu avô e me acolheu com tanto carinho. Quero concluir um trabalho iniciado e não terminado por Alfredo Sales, que morreu trabalhando”, diz Sales.
O prefeito destacou que não conseguiu ser médico, como seu pai queria, “mas posso ajudar a concretizar os sonhos de pais que querem educação de qualidade para seus filhos. A escola municipal de informática é apenas o primeiro passo nesta difícil caminhada”.
O projeto de inclusão digital faz parte do plano de governo do peemedebista. “Antes de ser prefeito, recebi pedidos de pais que não tinham dinheiro para pagar um curso de informática. Elaborei o projeto, e vamos romper as barreiras do ensino digital”, comemora Vagner Sales.
Apoio de professores e autoridades
Autoridades e professores que trabalharam com Nosser Almeida discursaram na inauguração da escola municipal de informática de Cruzeiro do Sul. Eles destacaram o empenho de Vagner Sales, que em quatro anos de administração teria construído 45 novas escolas.
“O prefeito é uma pessoa aguerrida, corajosa, confiante em sua capacidade e na sua força de trabalho. Esta escola é um presente para juventude, que está havida por usar os instrumentos da tecnologia moderna. A homenagem é justa a Nosser Almeida”, diz a professora Regina Maia.